Recorrer a novas tecnologias para o maior rendimento das pastagens é uma prática que já existe há algum tempo. Uma das mais novas é o uso de bioinsumos para pastagens. Em específico, os inoculantes multifuncionais para pastagens com braquiárias.
O Pastomax é o primeiro pacote disponível no mercado com tecnologia para aumentar e maximizar a produção de biomassa na forragem, esse produto foi desenvolvido a partir de uma parceria público-privada entre Embrapa, Biotrop e outras instituições.
Conheça sete benefícios da aplicação de um inoculante multifuncional nas suas pastagens. Confira!
1. Maior produtividade
A Embrapa mostra que o uso do Pastomax aumenta a produção da biomassa da forragem. Com isso, a oferta de pasto para o gado é maior e, consequentemente, os animais ficam mais nutridos com as vitaminas presentes no próprio solo.
Além disso, o inoculante multifuncional ainda oferece um aumento de, em média, 22% na qualidade da forragem do solo. Ou seja, além da maior quantidade de alimento, também há um melhor aproveitamento no que é consumido pelos animais.
2. Aumento na rentabilidade
Com o aumento na produção e qualidade da forragem do solo, consequentemente, há uma maior rentabilidade. É exatamente isso que o Biotrop Pastomax se propõe a fazer. Ou seja, com um melhor estabelecimento, a relação custo-benefício fica muito mais favorável para o pecuarista.
O mesmo pensamento também vale para aplicação de novas sementes ou plantio via foliar. Isso acontece por meio de microrganismos com propriedades multifuncionais. Especificamente, eles são o Azosprillum brasilense e Pseudomonas fluorescens.
3. Mais arrobas por hectare
A relação de arrobas produzidas por hectare de pastagem é uma ótima métrica para entender o retorno sobre investimento (ROI) da produção de gado. Via de regra, quanto maior for a engorda por unidade de área, mais rentável é a produção.
Como o bioinsumo desenvolvido pela Biotrop e pela Embrapa tem um aumento médio de 22% na qualidade e produção de pastagens braquiárias, os arrobas por hectare também aumentam em uma taxa significativa.
Para que isso aconteça, é necessário plantar sementes de pastagens do gênero Brachiaria, comumente chamadas de braquiárias, presentes na grande maioria das propriedades de produção de gado brasileiras.
4. Praticidade de aplicação
A aplicação de muitos insumos em pastagens requer a retirada do gado ou uma estratégia de pastejo rotacionado. Contudo, ao recorrer a bioinsumos ou um inoculante multifuncional de bases naturais, isso não é necessário.
Com o uso do Pastomax, não é necessário retirar as cabeças de gado do local onde ocorrerá a aplicação. Dessa maneira, todo o processo de uso do produto é muito mais prático e rápido.
Além disso, essa prática traz benefícios relacionados à sustentabilidade. Falaremos dela a seguir no próximo tópico.
5. Maior sustentabilidade na recuperação de pastagens
A sustentabilidade na produção é um grande diferencial competitivo para os criadores de gado. Por esse motivo, a cada dia que passa, muitos pecuaristas têm investido nesse nicho.
Ao investir no uso do Pastomax, a produção da carne é neutra em carbono. Além disso, há uma maior sustentabilidade no manejo de recuperação das pastagens. Afinal, se o produto for usado corretamente, não há o risco de contaminação dos insumos.
Além disso, o inoculante desenvolvido em parceria da Embrapa com a Biotrop contribui ambientalmente para a redução da emissão de gases do efeito estufa durante a recuperação das pastagens.
Por esse motivo, combine as pastagens enriquecidas com Biotrop Pastomax com rações de qualidade. Isso garante as melhores rentabilidades e sustentabilidades para o seu rebanho.
6. Fórmula com alta estabilidade ao longo do tempo
Um dos grandes benefícios e diferenciais do Biotrop Pastomax é a alta estabilidade ao longo do tempo. Ou seja, a entrega de nutrientes para a forragem de solo acontece de maneira mais linear, quando comparada com outros produtos que têm o mesmo propósito.
Isso gera outro benefício para as pastagens: maior resiliência das plantas. Principalmente a aqueles relacionados a estresses bióticos e abióticos. Ou seja, aqueles causados por organismos vivos e os que acontecem em decorrência de intempéries ambientais, respectivamente.
7. Melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas
Como a própria Embrapa e a Biotrop, apontam, a tecnologia desenvolvida em parceria melhora o aproveitamento de nutrientes por parte das plantas.
Em média, há um aumento de 13% na quantidade de nitrogênio (N) absorvida, 10% de incremento nos índices de potássio (K) e 30% a mais de oferta em fósforo (P) para as folhagens e sementes.
Cada kit disponível pode tratar até 150 ha de sementes ou 20 ha, quando aplicados diretamente nas folhas. Em caso de dúvidas, consulte seu engenheiro agrônomo ou zootecnista de confiança.
Além disso, lembre que você sempre pode falar com um de nossos consultores pelo WhatsApp. Eles são especialistas e responderão às suas dúvidas da melhor forma possível. Nos envie uma mensagem ou escaneie o código QR que está no lado direito desta página.
Você já conhecia todos esses benefícios do uso de bioinsumos como o Biotrop Pastomax? Essa tecnologia promove muito mais sustentabilidade e rentabilidade para a sua produção. Por isso, pode ser um ótimo investimento para sua propriedade.
Para saber mais, visite nossa loja virtual e conheça todas as ofertas e promoções em produtos veterinários, insumos para fazendas, controle de pragas e muito mais!