Não existe nada mais incômodo do que cheiro de xixi dos animais dentro de casa. É fundamental e é preciso muita paciência para ensiná-lo a fazer suas necessidades no lugar certo. Pode parecer complicado no começo, mas dependendo do seu método é mais fácil do que pensa.

Assim como os bebês, o xixi do filhote, independente do sexo, é uma necessidade, mas com o tempo, o cachorro começa a demarcar os lugares. Tudo tem a ver com o comportamento que você tem com seu animal.

O incentivo é a chave para fazer com que ele aprenda seus limites. Isso vale tanto para os filhotes quanto para os adultos. Aqui vão cinco passos para ensinar seu cão!

Primeiro passo: Escolha um local

Mostre ao cachorro o local onde você quer que ele faça suas necessidades. Mas sem bronca. Chamar a atenção do seu animal da forma errada faz com que ele faça as necessidades escondido do dono.

Deixando claro onde você quer que ele faça, espalhe tapetes higiênicos pela casa. Com o tempo, ele vai entendendo o local correto. Caso seja no quintal, é bom levá-lo algumas vezes durante o dia até ele entender e se acostumar com o local.

Segundo passo: Recompense seu cão

Eles adoram quando são acariciados e recebem recompensas. É de extrema importância que você demonstre que está feliz com o comportamento correto dele. Mas tenha em mente que se você quer que ele aprenda a fazer xixi no lugar certo, a recompensa deve ser feita de forma que o incentive a fazer o mesmo e receber por isto. A ideia da recompensa é associá-la a algo positivo.

DOG LICIOUS -SNACKS (SABOR BACON). É um petisco saboroso e os cães amam. Você encontra em www.agroline.com.br
DOG LICIOUS -SNACKS (SABOR BACON). É um petisco saboroso e os cães amam. Você encontra em www.agroline.com.br

Terceiro passo: Estabeleça horários

Crie uma rotina com seu cão. Com o tempo você vai entendendo o horário dele e fica mais fácil para saber quando levá-lo para fazer suas necessidades. Nesse processo, você deve ter paciência. Muitos donos cometem o erro de esperar por um período muito curto. Por exemplo, levá-lo até o quintal e ficar só 5 minutinhos. Portanto, tenha paciência.

Para te ajudar com os horários, os filhotes, em média, precisam ir ao banheiro a cada uma ou duas horas, e até 15 minutos depois que se alimenta. Lembre-se que tudo é um processo e em breve seu animal saberá fazer suas necessidades sem a ajuda do dono.

Quarto passo: Confinação

Uma das formas mais rápidas a fazer com que seu cachorro faça suas necessidades no lugar certo é começar a confiná-lo em uma área pequena. Por exemplo, quando você estiver em casa, o deixe perto de você o tempo todo. Quando sair, coloque-o num espaço menor.

Isso porque os cachorros gostam de espaços pequenos, por se sentirem mais seguros. Assim, eles acham que tem o seu próprio espaço e podem relaxar. O espaço precisa ser pequeno o suficiente para que o seu cão não consiga sair de perto da sujeira se fizer as necessidades no local. Cachorros não gostam de ficar na sua própria sujeira, então ficam mais sujeitos a segurar o xixi, por exemplo.

Caso esse espaço seja muito grande, os cães se movem de um lado para o outro evitando a sujeira que fizeram, ou seja, isso nega a efetividade. O filhote deve conquistar a sua liberdade na casa.

Quinto passo: Não desista!

Caso seu cãozinho faça sujeira no lugar errado, tenha pulso e diga “NÃO”. Tire ele do local onde fez a sujeira e mostre o lugar que você estabeleceu. Não precisa gritar com ele, apenas seja firme. Gritando, você pode assustá-lo e ele pode não obedecer. Caso você veja que ele fez de novo e dessa vez você não viu, não faça nada.

Você precisa entender o momento do seu cão. Por exemplo, a maioria deles cheira o chão antes de urinar ou então giram antes de fazer cocô. Fique de olho nesses sinais e o mostre o local certo no momento certo.

Esses cinco passos são o começo para você ensinar seu cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo, mas lembre-se que mesmo depois que ele tiver aprendido, o cães vão continuar a ter acidentes. Todo cão pode aprender, é só uma questão de ser persistente e paciente.

Foto de destaque: Bigstock