Quando você tem um animalzinho em casa, é muito importante estar sempre atento a saúde dele. Alguns problemas podem ser quase imperceptíveis, mas causam grandes danos ao seu bichinho. Os gatinhos, por exemplo, podem sofrer com uma doença muito comum, a verminose em gatos. Mas como saber que seu pet está doente? E o que fazer? Você vai descobrir agora!

Por maior que seja o cuidado que você tenha com seu pet, a verminose em gato é comum pois pode ser transmitida de várias maneiras, através de alimentos, da água, do contato com outros animais e até pelo leite da mãe.

Quais as causas da verminose em gatos?

A verminose é causada por parasitas, os mais comuns são vermes, solitárias e tênias. Os gatos filhotes são os mais propensos a contraírem as verminoses, pois geralmente pegam direto da mãe já doente, na hora de seu nascimento ou pelo leite. Já os gatos adultos podem ficar doentes através do contato com outros animais. O contágio acontece por ingestão dos ovos ou larvas e também através da penetração na pele.

Como descobrir se meu gato está com vermes?

Os vermes podem passar despercebidos pelos olhos humanos, por isso é importante prestar atenção aos sintomas da verminose em gatos.

  • Mudança na pelagem do animal
  • Vômitos, diarréia e dores abdominais
  • Inchaço na região abdominal
  • Mudança nos hábitos alimentares, falta de apetite, perda de peso
  • Gengiva pálida e esbranquiçada

Caso você note algum dos sintomas, leve seu animal imediatamente até um médico veterinário de sua confiança.

Como tratar a verminose em gatos

O tratamento indicado para os casos de verminoses acontece através de vermicidas.

verminose em gatos

Tem na Agroline

Procure um veterinário para saber a dose certa de vermicida que deverá dar para o seu gato.  Os comprimidos podem ser cortados e combinados para tratar os animais de forma prática, com dosagens mais precisas, dependendo do peso do animal.

Você pode colocar o comprimido junto com a ração ou dando direto para o gato. Para colocar o comprimido direto na boca do gato, incline a cabeça do seu pet para trás e com cuidado e as mãos limpas, abra a boca dele e coloque o comprimido lá dentro. Para ajudar o gatinho a engolir o comprimido, dê um pouco de água para ele com uma seringa e massageie levemente a garganta do seu bichano.

 É sempre importante levar seu bichano frequentemente no veterinário, para cuidar da saúde do seu gato. Preste atenção no comportamento do seu gatinho e evite o contato com animais desconhecidos.