Como novo membro da família, seja cachorro ou gato, os pets precisam de cuidados especiais e o principal deles é a vacinação. Além da prevenção contra doenças graves, você estará protegendo a saúde de seu bichinho.

Você pode pensar que por  seu cão ou gato não sair de casa, ele está imune de pegar qualquer doença. Mas não se engane. Conheça agora as principais vacinas que cães e gatos precisam tomar e quais são os procedimentos.

Principais vacinas e calendário

Toda atenção e cuidado devem ser mantidos quando se trata de imunizar seu pet. Tanto para saber quando aplicar a vacina e acompanhar o calendário, como saber quais vacinas são essenciais para sua saúde.

Na Agroline você encontra medicamentos para seu pet

Para os cães

• Múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a anti-rábica. Essas são as principais.

As vacinas v8 e v10 dão imunidade para os cães de sete doenças gravíssimas, que são cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.

Algumas dessas doenças podem ser transmitidas para o homem.

Existem outras vacinas, também importantes, que seu cão deve tomar que são as vacinas contra a leishmaniose, a giárdia, a tosse dos cães e pulgas.

Quando aplicar

• A imunização pode iniciar aos 30 dias de vida com o uso do vermífugo;

• Com 40 dias de vida, a aplicação da primeira dose de v8 ou v10 e anti-pulgas;

• Com 60 dias, pode tomar a vacina contra tosse;

• Com 120 dias, a vacina anti-rábica.

Vale lembrar que há uma segunda dose das vacinas: v8 e v10, tosse e anti-rábica. Então, consulte seu veterinário e monte seu calendário.

Na Agroline você encontra medicamentos para seu pet

Para gatos

• Anti-rábica e a polivalente – V3, V4 e V5.

A polivalente se divide em três tipos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5). A diferença entre essas duas está na quantidade de antídotos presentes em cada e, consequentemente, na relação de doenças que são imunes.

A V3 protege o animal da Panleucopenia, da Calicivirose e da Rinotraqueíte. Já a V4 inclui imunização a Clamidiose e A V5 inclui todas, mais a leucemia.

Lembrando que a vacina polivalente quíntupla só é indicada em gatos que possuem pré-disposição à leucemia.

Quando aplicar

• Com 60 dias de vida, o ideal é vacinar o gato ainda filhote, por ter o organismo e imunidade mais frágeis nesse período. Pode tomar a primeira dose da polivalente;

• Com 90 dias, segunda dose de polivalente;

• Com 120 dias, anti-rábica, acompanhada da terceira dose da polivalente.

Para que se tenha o efeito esperado, é muito importante respeitar o calendário. Sempre monte as datas junto de um médico veterinário.

Vacinar é um ato de amor e cuidado com seu pet. Além de proteger a saúde dele, você estará protegendo a sua também. A vacinação é importante para prevenir futuras complicações.

Se seu pet é adulto, da mesma forma, consulte um especialista para avaliar o caso.

Vale lembrar também que a aplicação ou não e a organização dessas vacinas estará no calendário de vacinação do seu cachorro ou gato, feito por um médico veterinário.