As causas mais comuns de doenças respiratórias em bovinos são as bactérias Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida e Haemophilus somnus. É difícil saber ao certo qual delas está causando a doença no bezerro. Em muitos casos, não é apenas um tipo e elas vão invadindo com o avanço da doença, por isso o mais indicado é o uso de antibiótico de amplo espectro que combate múltiplas bactérias como o Tilmicovet.

A forma correta de usar Timicovet é 10mg de tilmicosina por cada 1,0 kg de peso vivo (equivalente a 1,0 mL de Tilmicovet por cada 30 kg de peso vivo), a cada 72 horas, por via subcutânea. A duração do tratamento dependerá do critério do médico veterinário. Lembre-se que este produto não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para consumo humano.

Você encontra o Tilmicovet na www.agroline.com.br
Você encontra o Tilmicovet na www.agroline.com.br

Infecções em bovinos

A infecção causada por Pasteurella multocida é comumente associada com doença respiratória crônica, uma infecção aparentemente leve. Os animais afetados continuam a comer e, possivelmente, ganhando peso, enquanto a infecção continua a se espalhar e causar um extenso dano pulmonar.

Muitas vezes, tal infecção não se torna aparente até que o animal cai doente com uma infecção mais aguda causada pela M. haemolytica ou a infecção afetar boa parte do pulmão antes de se tornar clínica. Frequentemente, a detecção clínica é demasiado atrasada no processo da doença para que o tratamento seja eficaz.

Caso as bactérias não sejam completamente eliminadas, pode acontecer uma reinfecção em sistemas imunológicos enfraquecidos.

O que você pode fazer em caso de doenças respiratórias em bovinos?

  • Consultar sempre seu médico veterinário.
  • Tratar os animais afetados precocemente, particularmente os de alto risco, antes que ocorra uma lesão pulmonar extensa e irreversível.
  • Tratar com um antibiótico de amplo espectro que é ativo contra as três principais bactérias – M. haemolytica, P. multocida, H. somnus – porque você não pode saber com certeza quais são as causas.
  • Enquanto M. haemolytica é responsável pela maioria dos casos agudos de doenças respiratórias, também há alta incidência de P. multocida.