Com função bernicida, mosquicida, piolhicida e larvicida sistêmico, Tiguvon Spot-on é um medicamento pronto para uso, especialmente desenvolvido para grandes rebanhos.

Proporcionando rápida absorção pela pele, o produto é transportado através da corrente sanguínea, passando por todo o corpo do animal tratado e eliminando bernes, moscas, piolhos e bicheiras.

A eficácia de Tiguvon conta ainda com o diferencial de não ser prejudicada pela chuva, não sendo necessário reaplicar o produto nessas situações. A única precaução é não aplicar o medicamento em animais que estejam molhados.

É válido ressaltar, porém, que a ação de Tiguvon sobre bernes é lenta, o que faz com que os resultados do tratamento apareçam apenas a partir do 4º ao 9º dia após a aplicação. O processo, portanto, não deve ser repetido em intervalos menores do que 14 dias.

O produto não deve ser associado a outros inseticidas fosforados, carbamatos ou quaisquer inibidores da colinesterase, sendo necessário também respeitar o prazo de carência de 28 dias antes do abate para o gado de corte destinado ao consumo humano. Já em vacas leiteiras, é necessário observar um intervalo de 05 dias entre o tratamento e o uso do leite.

Tiguvon é um medicamento vendido sob prescrição médica e deve ser aplicado sob orientação de um veterinário. O produto deve ser agitado antes do uso e deve ser manuseado apenas com luvas.

Para a sua aplicação, é preciso utilizar a embalagem autodosadora, despejando a dose indicada somente na região afetada da pele do animal. Além disso, é importante respeitar orientações como:

– não tratar animais fracos, doentes e afetados com fasciolose e/ou outros problemas de fígado;

– não medicar bezerros com idade inferior a 06 meses ou menos de 100 kg;

– não fazer uso do produto em vacas amamentando e seus bezerros, ao mesmo tempo – mantendo um intervalo de 03 dias, para esses casos.

Seguindo esses cuidados, o efeito do Tiguvon é mantido e criadores pecuaristas garantem a saúde de seu rebanho.