Se engana quem imagina que a sarna canina afeta apenas os animais sem donos que vivem nas ruas. A escabiose, ou sarna como é chamada popularmente, é uma doença causada por um parasita, um tipo de ácaro. Como os ácaros são invisíveis e estão em todos os lugares, é preciso tomar cuidados e estar sempre atento, para que o seu cãozinho não sofra com a doença.

Existe mais de um tipo de sarna, que são causadas por tipos diferentes de ácaros. As mais comuns são a sarna sacaróptica é causada pelo Sarcoptes scabiei. Já a sarna demodécica é causada pelo Demodex canis . Além do transmissor, essas doenças têm sintomas e consequências diferentes.

Sarna sacaróptica: Os principais sintomas são a coceira intensa, a vermelhidão da pele, queda de pelo por todo o corpo do animal, e a formação de feridas. O incômodo é tão grande que o seu cão pode até ficar sem comer. Esse tipo de sarna é uma zoonose, ou seja, ela é transmitida para os humanos. Por isso é importante fazer o diagnóstico precoce, para poder examinar também as pessoas que convivem com o cão.

Sarna demodécica: Esse tipo não passa por humanos, porém é genético. Passa da mãe para o filhote. O ácaro fica na pele do cão e toda vez que a imunidade do animal ficar baixa a sarna vai voltar. Os sintomas são um pouco diferentes, a queda de pelo acontece principalmente na região dos olhos e pode causar infecções bacterianas.

Como evitar a sarna

O ácaro fica no pelo dos animais então o contágio é muito fácil. Evite deixar seu animal em contato com cães que possuam os sintomas da doença. Se seu animal estiver com sarna, mantenha-o isolado. No caso da sarna demodécica, é necessário realizar a castração dos cães, para evitar que a doença seja transmitida por gerações.

Como tratar

Existem várias maneiras de tratar a sarna com medicamentos via oral, sabonetes e banhos especiais para eliminar os ácaros e amenizar a coceira. É importante lembrar que a coceira também é sintoma de várias outras doenças. Por isso é necessário procurar um bom médico veterinário para diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento para cada caso.

sarna

Use o sabonetes no banho, limpe bem as feridas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Você encontra no site da Agroline

sarna-1

Use o produto diluído em água para banhos e pulverizações. Para melhor penetração do medicamento, utilize depois de retirar as crostas e secreções presentes na pele do animal. Tem na Agroline.

Depois do tratamento é importante trocar ou limpar muito bem os objetos dos animais infectados.

Leia também: 5 sinais de que seu cachorro tem pulgas