Quando se trata de roedores, percebemos o quanto eles são responsáveis por prejuízos e perdas econômicas, principalmente nas propriedades rurais. Sua aparição já mostra que algo está errado, pois eles só aparecem quando há facilidade para que  tenham abrigo, água e alimento.

Os ratos transmitem em torno de 32 doenças, que são as zoonoses, tanto aos animais, quanto ao ser humano. Exemplo dessas doenças são as sarnas e micoses, leptospirose, salmoneloses e também ácaros e inúmeros outros ectoparasitos.

Para se ter uma ideia, em apenas seis meses, dois ratos podem consumir cerca de 10 quilos de alimento, produzir cerca de 6 litros de urina e 25 mil cíbalas de fezes. A fêmea de um camundongo tem dez gestações ao ano, onde cada gestação dura em média 19 dias, nascendo de 6 a 7 crias. Em um ano, 5 mil crias podem nascer de um único casal de roedores.

Esses são motivos suficientes para você entender a gravidade que os roedores trazem para sua propriedade e colocar em ação maneiras de combatê-los.

raticida de cola2
Armadilha adesiva em cola que não resseca, possui ação instantânea e está pronta para o uso. Você encontra em www.agroline.com.br

Você encontra uma linha completa de raticidas em www.agroline.com.br

Sinais de ratos

É importante saber qual é o tipo de roedor. Na zona rural, as espécies mais comuns e presentes são a ratazana, o rato de telhado e o camundongo. São localizados, principalmente, onde o homem cria seus animais, como o gado confinado, a galinha e suínos.

Desta forma, a infestação de roedores é fácil de ser detectada, pois ele deixa rastros por onde passa. Exemplo: fezes, urina, manchas de gordura, pegadas e marcas de cauda são as mais comuns.

Através desses sinais podemos saber em que nível está a infestação dos roedores. Caso um roedor seja encontrado durante o dia, é sinal de que sua propriedade precisa urgentemente eliminar esses animais, pois seus hábitos são noturnos.

raticida rato kill
Potente raticida de dose única, altamente eficaz no controle de ratos, ratazanas e camundongos.

Riscos para a saúde

Ratos roem de tudo, desde madeira até cimento, plástico e alumínio. Ou seja, sua propriedade corre grande risco em todas as partes, se não cuidada.

No armazenamento de comida e ração, os roedores podem depositar suas fezes, urina, fazendo com o produto esteja inadequado para o consumo.

Em instalações com fiações de maquinários, em que o animal pode roer os cabos, o perigo está em curto circuito e, consequentemente, incêndios, causando prejuízos irreparáveis.

Os roedores escolhem justamente essas instalações em busca de abrigo e alimento. Então, eliminar a origem dessas fontes é o primeiro passo para acabar com eles.

raticida citromax
Raticida pó de contato. Elimina qualquer espécie de rato. Aplicar nas trilhas e tocas.

Como acabar com ratos

Existem três meios de combater os roedores:

– Controle manual, através de armadilhas.

– Controle biológico, através dos inimigos naturais dos ratos, que são os gatos, cobras, gaviões, etc.

– Controle químico, através de venenos e raticidas.

Você encontra uma linha completa de raticidas em www.agroline.com.br

Você mesmo pode eliminar os roedores de sua propriedade, dependendo do nível de infestação, ou então, por questões preventivas.

Em locais de menor risco, você pode optar por armadilhas não tóxicas, que também são efetivas, principalmente em áreas onde o veneno não é indicado, como cozinhas, armazenamento de ração, etc.

Agora, em caso de infestação, a melhor opção é contratar um profissional apto a utilizar de métodos e produtos corretos para a eliminação completa e sem risco para a saúde. E esse profissional tem que ser especialista em controle de pragas. Se essa infestação não for tratada, os roedores podem tomar conta de sua propriedade em pouco tempo. Fale com um profissional e estabeleça junto ao especialista a melhor forma de eliminar estes roedores em sua propriedade.