A pneumonia bovina é uma das doenças do gado, ela surge mesmo que a pecuária seja de corte ou leite. Embora seja corriqueira, quando não tratada corretamente, pode gerar grandes prejuízos para a criação.

Justamente por esse motivo, é importante que você entenda: de onde a pneumonia pode surgir, e como identificá-la a tempo. Deseja aprofundar-se no assunto? Continue sua leitura e veja tudo o que precisa saber sobre essa enfermidade do rebanho.

O que causa a pneumonia em bovinos?

São muitos os fatores que pré-determinam a causa da pneumonia bovina. Entre eles, estão: o estresse, má alimentação ou até mesmo as condições higiênicas do local onde o animal se alimenta.

Em geral, essa doença respiratória bovina é causada por uma pluralidade de microrganismos, como vírus, bactérias e vermes. Aos quais o gado fica exposto diariamente. Por isso, em alguns casos ocorre a associação de vários agentes à pneumonia.

Principais fatores de risco

Como falamos, são diversos os fatores que causam a pneumonia bovina. Contudo, muitos deles podem ser evitados com cautela. Mas é claro que, para isso, é preciso conhecê-los. Por isso, dentre os principais fatores de risco, estão:

  • Ventilação inadequada em estábulos;
  • Acúmulo de umidade;
  • Mudanças repentinas de temperatura;
  • Estresse e tristeza bovina;
  • Mudança de ambiente repentina;
  • Ingestão inadequada de colostro, ou colostro de má qualidade;
  • Falta de saneamento entre os lotes de bezerros.

Podemos notar que todos esses fatores estão diretamente relacionados ao confinamento de gado. Apesar de a doença ser muito comum nesses animais, a falta de tratamento causa danos que podem se estender até a fase adulta ou, até mesmo, gerar novos quadros de doenças.

Como diagnosticar pneumonia bovina?

Quando expostos à doença, os animais tendem a apresentar sintomas simples de diagnosticar, como:

  • Aumento da frequência respiratória;
  • Sons respiratórios anormais, como roncos e sibilos;
  • Dificuldade na respiração;
  • Corrimento nasal;
  • Tosse;
  • Falta de apetite;
  • Febre alta.

Inclusive, as infecções gastrointestinais, como a diarreia, também estão ligadas aos principais sintomas. E, em alguns casos, o animal pode aparentar estar saudável e ativo, com apenas dificuldades para comer.

Embora existam mais de um tipo de pneumonia bovina, os sintomas tendem a ser bastante parecidos — assim como as doenças suínas. Contudo, para um diagnóstico correto, é necessário a visita de um profissional veterinário.

Como prevenir a pneumonia bovina?

Uma boa prevenção à pneumonia bovina está ligada ao primeiro contato do bezerro com o leite materno — o colostro! O aleitamento, deve ocorrer de maneira adequada, pois será a primeira fonte de imunidade do animal.

Isso porque o colostro oferece anticorpos que conseguem manter a imunidade do bezerro recém-parido, até que ele tenha condições de produzir seus próprios anticorpos contra as doenças infecciosas.

Após essa fase de amamentação, o cuidado deve estar relacionado com a criação dos animais. Afinal, isso influenciará seu crescimento saudável.

Veja também: Guia completo sobre a febre aftosa com o calendário de vacinação atualizado

Como tratar pneumonia em bovinos?

O tratamento da pneumonia bovina é definido a partir da causa original da doença. Em casos virais, não existe nenhum tratamento eficaz. Normalmente, utiliza-se alguns antibióticos e remédios terapêuticos para apenas prevenir infecções secundárias causadas por outras bactérias.

Agora, em relação às pneumonias bacterianas, o tratamento é realizado com a administração de antibióticos e vermífugos de amplo espectro. Alguns dos remédios mais utilizados são:

  • Roflin;
  • Penfort PPU;
  • Ourotetra Plus La;
  • Trissulfin;
  • Norflomax.

Dentre esses, o Roflin é um dos que mais apresentam resultados para o animal. Continue sua leitura e veja os principais benefícios do tratamento.

Tratamento de pneumonia em bovinos com Roflin

O Roflin é um tratamento injetável, à base de florfenicol, indicado principalmente para infecções gastrointestinais e respiratórias — como a pneumonia bovina. Além de ser utilizado como um tratamento posterior, ele também pode prevenir as doenças antes do transporte bovino.

Esse remédio é um novo antibiótico sintético com atividade bacteriostática por meio da inibição da síntese proteica dos microrganismos susceptíveis. Sua injeção resulta no alívio respiratório e diminuição da febre.

Embora ele seja bastante eficaz, vale ressaltar que: o tratamento é um processo, nada é imediato, e, nesse período, é preciso haver paciência. Além disso, ele deve ser feito sob a supervisão de um veterinário.

Confira: IATF: Veja o que é, vantagens e mais.

Quais são os procedimentos corretos para cuidar de um gado doente?

Em casos de doenças respiratórias como a pneumonia bovina, reconhecer os sintomas é crucial para evitar complicações no tratamento. Ele pode, inclusive, levar à morte do animal.

Toda a atenção deve ser mantida! Isso deve acontecer antes mesmo de um diagnóstico. Os fatores de riscos sempre devem ser levados em consideração, e, prevenidos — para isso, a identificação bovina pode ser essencial.

Além de tudo, um acompanhamento veterinário é mais do que necessário: ele dará instruções qualificadas para impedir problemas maiores, como o retorno da doença.

Ao final, podemos notar o quão importante é conhecer as doenças bovinas. Assim, fica mais simples identificar e prevenir possíveis infecções em rebanho. A pneumonia bovina é apenas uma das muitas, que podem prejudicar o seu gado. As bicheiras, por exemplo, também merecem a sua atenção.

Até a próxima!