Ter uma horta em casa é uma ótima maneira de cultivar alimentos frescos e orgânicos, acrescentando muito charme e um toque especial para qualquer ambiente.

Se você sempre sonhou e agora está pensando em criar uma horta e colocar suas ideias saudáveis e sustentáveis em prática, encontrou o conteúdo certo. Neste post, você será guiado por um passo a passo simples que funciona. Além de fornecer alimentos saborosos e nutritivos, cultivar hortaliças e temperos em casa pode ser uma atividade terapêutica e muito gratificante.

Desde a escolha do local de plantio, passando pelo cuidado com as plantas para evitar a infestação de pragas até a hora da colheita, vamos te ajudar a montar uma horta completa com pouco espaço. Aproveite!

Por que ter uma horta em casa?

Você pode economizar nas compras do final do mês, ter alimentos frescos e saudáveis na sua mesa diariamente, criando uma conexão mais profunda com a natureza e uma relação mais consciente com os alimentos que você consome.

Cuidar da sua horta todos os dias também pode ajudar a aliviar o estresse e promover uma sensação deliciosa de bem-estar. Você estará praticando uma atividade física leve, melhorando a sua saúde e seu condicionamento e também estará ajudando a fortalecer os conceitos e as práticas de sustentabilidade na sociedade.

Horta em casa

Agora que você já se convenceu das vantagens de ter uma horta em casa, vamos para o tema central do nosso conteúdo. Veja quais são os principais pontos de atenção na hora de montar o seu cantinho vivo em casa.

1. Escolha o local adequado

O primeiro passo para montar uma horta em casa é escolher um local adequado. Analise a quantidade de luz que cada ambiente recebe durante o dia. Geralmente, as plantas precisam de pelo menos quatro horas de luz solar por dia para terem um desenvolvimento saudável e produtivo.

Escolha um local de preferência próximo a janelas, varandas e espaços abertos, como sacadas e quintais. Quanto mais luz solar direta e indireta o ambiente tiver, melhor será para o desenvolvimento da maioria dos tipos de temperos, verduras, legumes e frutas.

É importante que o local escolhido seja de fácil acesso para que você possa fazer a rega frequente sem causar muita sujeira e, quando as plantas já estiverem crescidas, realizar a manutenção adequada, combater as pragas urbanas e colher as hortaliças com conforto e segurança.

local adequado

2. Defina o tamanho da horta

Após ter escolhido o melhor lugar na casa para acomodar a sua horta, é hora de tirar algumas medidas e definir o tamanho conforme o espaço disponível. Se você tiver uma boa disponibilidade de espaço, pode criar várias composições de canteiros, separados por tipos, classes etc.

Se você não tem tanto espaço, uma ótima opção são as hortas verticais e a hidroponia, que podem ser montadas em diversos tipos de estrutura e penduradas na parede, acomodando muitos tipos de ervas, temperos, hortaliças e pequenas frutas.

O importante é planejar o espaço conforme os seus interesses de cultivo e possibilidades de produção. Investigue e pesquise quais são os tipos de cultivo para o que você pretende plantar e escolha a melhor alternativa.

tamanho da horta

3. Escolha as melhores hortaliças

Definido o local e montada a estrutura da sua horta, selecione as melhores plantas para o seu tipo de ambiente. Se você ainda não tem experiência com cultivo, o ideal é começar com espécies que sejam fáceis de propagar, como temperos e hortaliças. Alguns exemplos são:

melhores hortaliças

  • Manjericão;
  • Salsa;
  • Cebolinha;
  • Hortelã;
  • Tomate-cereja;
  • Alface;
  • Rúcula.

Escolha também alguns alimentos que você usa com frequência na cozinha e, por mais que não dê certo da primeira vez, continue persistindo, pois, com o tempo, você terá uma horta colorida e produtiva.

Um problema comum que muitos cultivadores amadores e até produtores acabam encontrando nas plantações são as infestações por lesmas e caramujos. Além de saber como cultivar bem os alimentos, é necessário fazer o manejo correto das plantas para evitar todo tipo de pragas.

4. Prepare bem o solo

Antes de colocar as suas sementes e mudas na terra, é preciso preparar o solo para recebê-las com todos os nutrientes necessários a um bom desenvolvimento.

Faça uma mistura com terra e substrato para se certificar de que o solo esteja bem drenado, solto e com boa quantidade de nutrientes. Para enriquecer ainda mais o solo e garantir o desenvolvimento saudável das plantas, adicione também adubo para horta.

Antes de plantar, regue o solo. Para que as plantas tenham uma melhor adaptação, o ideal é que as sementes e as raízes das mudas encontrem um solo úmido e propício para o crescimento nas primeiras semanas.

Prepare bem o solo

5. Plante as mudas e as sementes

Finalmente chegou o momento de colocar de vez a mão na terra e plantar suas mudas e sementes. As mudas já desenvolvidas são mais fáceis de cultivar. Cubra bem as raízes com terra e pressione nas laterais delicadamente para firmar a planta no solo.

Já com as sementes para plantar em casa, é necessário ter um cuidado até com a época do plantio, para garantir que elas germinem nas condições e no tempo adequados para um bom desenvolvimento.

Em ambos os casos, deixe um espaço entre uma muda e outra para que elas possam se desenvolver com mais liberdade, absorvendo mais nutrientes do solo. Após finalizar o plantio, regue novamente para firmar as mudas e as sementes no solo.

Plante as mudas

6. Cuide da horta

Terminado o plantio, serão semanas e semanas de cuidados regulares para garantir o crescimento e o desenvolvimento das suas plantas. Regue as mudas regularmente e sempre verifique a umidade do solo.

Lembre-se que o excesso de água também pode fazer mal para alguns tipos de plantas. Com o tempo, você vai pegando o jeito e o ritmo de cada tipo de vegetal.

Também é importante manter a limpeza dos canteiros da horta da sua casa, arrancando ervas daninhas e monitorando a presença de formigas e outros insetos.

Cuide da horta

7. Faça a colheita e aproveite os resultados

Após algumas semanas de muitos cuidados, suas plantas começarão a mostrar os resultados do seu esforço e logo chegará a hora da recompensa.

Aproveite o momento da colheita, curta cada fruta, legume, verdura ou hortaliça que você tirar da sua horta e desfrute do sabor delicioso do seu próprio trabalho.

Não se apresse, a paciência é uma das virtudes de quem cultiva alimentos e a espera vale a recompensa. Conecte-se com a natureza e desenvolva a paz de espírito cultivando seus próprios alimentos em casa, afinal, ela é um convite para uma vida mais saudável e sustentável.

Faça a colheita

Dica bônus: compartilhe suas experiências e resultados

Quando você fizer a sua primeira colheita, verá como é bom ter o sentimento de realização vibrando dentro de si. Compartilhe suas experiências e resultados para que mais pessoas possam se inspirar a tomar atitudes simples que podem fazer a diferença, como ter uma horta caseira.

Se você tiver uma boa relação com a sua vizinhança, compartilhe um pouco da sua produção com as pessoas, para que mais gente possa se beneficiar dos alimentos e manifestar gratidão pelo seu trabalho. Não há sensação mais recompensadora do que o reconhecimento de um trabalho árduo bem feito.

Se você continua na dúvida sobre o que plantar, confira nosso guia sobre como plantar milho em casa e os cuidados que você precisa ter para uma boa colheita. Boa leitura!