A raça de sucesso

Girolando é considerada a mistura perfeita da rusticidade do Gir com o grande potencial de produção do gado holandês.  Com estimativa de 9 milhões de cabeças no Brasil, Girando é a principal raça leiteira tropical.

Uma das principais características do gado Girolando é sua grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. Em todo Brasil, podemos encontrar animais Girolando de Norte a Sul, sendo mais utilizado na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, estado que possui a maior produção de leite do Brasil.

Captura de Tela 2016-06-06 às 13.51.55

Conhecendo a raça produtora de leite

As fêmeas Girolando são ótimas produtoras de leite e possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção. Dentre as diversas características de funcionalidade do gado Girolando pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

Responsável por aproximadamente 80% do leite produzido no Brasil, é evidente a importância do Girolando no agronegócio, desde o produtor até que sua produção chegue ao mercado consumidor.

Girolando no MS

Quando se fala de gado Girolando e do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, é possível destacar importantes fazendas receptoras de tecnologia, que unem qualidade genética e perfeita produção. Para aumentar a rentabilidade na atividade leiteira, algumas fazendas trabalham com um programa reprodutivo, capaz de manter os índices zootécnicos dentro de parâmetros eficientes. Algumas fazendas também adotam programas que realizam protocolos de sincronização e inseminação artificial em tempo fixo (IATF), implante de embriões nas vacas e novilhas. Com isso, os resultados são excelentes  propiciando um menor intervalo entre partos, maior número de vacas em lactação e de bezerras nascidos por ano.

Mato Grosso do Sul tem quase 24 mil produtores de leite, destes, cerca de 15 mil tem a atividade como única fonte de renda. Isto mostra a relação de Mato Grosso do Sul com a pecuária leiteira. Mas, a atividade tem muito a crescer, Mato Grosso do Sul é carne e leite.

Captura de Tela 2016-06-06 às 13.23.23

Curiosidades!

Dizem os criadores mais antigos que o gado Girolando surgiu por volta das décadas de 1940 e 1950, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, quando um touro da raça Gir invadiu uma pastagem vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa, a qual predominava nos rebanhos daquela região. Ao nascerem os produtos desse cruzamento, os criadores observaram que eram animais totalmente diferentes do que os animais tradicionais daquela época. Com o tempo esses animais foram demonstrando várias características interessantes, como a rusticidade, a precocidade e principalmente a produção de leite.