Você conhece seu cavalo melhor que ninguém. Então, quando ele está um pouco lento ou pouco animado quando ver seu balde de alimentação, você sabe que algo está errado. Uma das primeiras coisas a se verificar são os sinais vitais, que inclui tomar a temperatura retal.  Nos equinos a temperatura retal pode variar entre 37,2 e 38,2ºC.

Monitorar a temperatura de seu cavalo é especialmente importante para cavalos que viajam ou cavalos que são expostos a outros cavalos. Uma temperatura elevada é muitas vezes o primeiro sinal de que algo está errado e o reconhecimento precoce pode permitir diagnósticos ou tratamentos antes que surjam problemas mais sérios.

É realmente uma febre?

Digamos que a temperatura do seu cavalo é claramente superior à normal. E agora?

O próximo passo é determinar se é uma verdadeira febre. Os cavalos podem desenvolver uma temperatura elevada por duas razões: hipertermia (temperatura corporal elevada) ou pirexia (febre). Em um cavalo normal, os controles neuronais no cérebro tentam manter a temperatura do corpo em um “ponto de ajuste”.

Com hipertermia, o cavalo está simplesmente superaquecido. A hipertermia pode ser causada pelo exercício, anidrose (a incapacidade parcial ou total de produzir suor) e reações a determinadas toxinas ou drogas. Hipertermia severa é conhecida como insolação.

Quando é febre de verdade…

No caso de pirexia, algum processo anormal no corpo convence o cérebro que deveria ser mais quente. Moléculas produzidas por infecção, inflamação ou uma resposta imunológica generalizada são culpadas. Embora a febre seja mais comumente associada com processos de doenças infecciosas, os veterinários não devem ignorar as causas inflamatórias, neoplásicas (tumor) ou imunomediadas.

É importante lembrar que as febres verdadeiras acontecem por uma razão: o corpo está respondendo a uma fonte de infecção ou inflamação. As febres verdadeiras não irão embora completamente até que o estímulo subjacente tenha resolvido.

Determinar se o seu cavalo tem hipertermia ou febre irá ajudar a orientar seus esforços de tratamento imediato. Trate cavalos com hipertermia com banhos de água fria e mantenha-os na sombra em um dia quente.

No caso de uma febre, lembre-se que a febre em si não é uma doença, mas apenas um sintoma. Consulte o seu veterinário antes de dar qualquer medicação que poderia potencialmente mascarar um problema.

Tratamento de febre em equino com Fenilbutazona OF

Fenilbutazona OF é indicado no tratamento do processo inflamatório, febre e dor, em equinos. Você encontra em www.agroline.com.br
Fenilbutazona OF é indicado no tratamento do processo inflamatório, febre e dor, em equinos. Você encontra em www.agroline.com.br

É importante discutir quaisquer eventos recentes com o seu veterinário, incluindo viagens, mudanças em pastagem, medicamentos e quaisquer episódios recentes de doenças, incluindo tosse ou secreção nasal, cólicas ou diarreia.

As febres podem ser classificadas como intermitentes, com períodos de temperatura normal entre elevações; Remitente, em que há uma variação diária que permanece acima da escala normal do cavalo; e bifásica, em que há dois picos de temperatura isolados ao longo de alguns dias. Você deve rever o histórico de vacinação e desparasitação, viagens recentes, exposição conhecida a animais doentes e qualquer doença ou perda de peso.

Um exame físico completo é primordial e pode ajudar o veterinário a identificar o sistema do corpo afetado. Ele deve observar a condição corporal do cavalo e comportamento, examinar a cabeça e o pescoço, palpar os linfonodos submandibulares que ficam debaixo da mandíbula, auscultar o tórax e trato gastrointestinal com um estetoscópio, e realizar um exame oral, observando qualquer mau cheiro da boca ou narinas, o que pode indicar uma infecção em algum lugar na cabeça, garganta ou pulmões.