A coleta de sêmen dos touros pode ser feita por meio da técnica da vagina artificial, onde o touro monta em uma vaca, mas na hora da penetração o técnico desvia o órgão para o equipamento onde é armazenado o sêmen. Outra técnica usada para obter sêmen bovino é o eletrochoque que induz a ejaculação por meio de pequenas descargas elétricas dentro do reto do animal.

É claro que existem muitos mais aspectos envolvidos na inseminação artificial em bovinos. Por isso, montamos um conteúdo com as principais dúvidas sobre o assunto e esclarecemos tudo para você. Aproveite e deixe seu comentário relatando suas experiências com a coleta de sêmen bovino para fortalecer a nossa comunidade. Boa leitura!

Como deve ser feita a coleta do sêmen bovino?

A coleta de sêmen bovino deve ser feita em local controlado e com procedimentos rigorosos de higiene. Antes de mais nada, é fundamental garantir a integridade do sêmen, e isso só pode acontecer com a assepsia do ambiente e do animal. Antes de estimular o touro, é importante higienizar o prepúcio, tanto na parte interna quanto na parte externa, para evitar a contaminação por qualquer tipo de agente externo.

Quanto ao ambiente, bons desinfetantes específicos e equipamentos de proteção individual para os técnicos são algumas medidas básicas. Na hora de executar o procedimento, é imprescindível a presença de um técnico especializado. Ele poderá entender os sinais do animal e agir na hora certa para fazer a coleta.

Outro ponto é o bem-estar do animal. As condições ideais e a presença de um técnico garantem que o animal não passe por uma situação muito estressante, podendo comprometer todo o processo de coleta. Em casos de touros de alto padrão, o prejuízo pode ser grande.

Qual o período ideal para coleta de amostra de sêmen bovino?

O ideal é que a coleta seja feita periodicamente duas vezes por semana. Isso para garantir que não haja queda na concentração da produção espermática e o processo não cause estresse ao touro. Mas, dependendo do caso, se o processo é IATF e do tipo de coleta, ele pode ser estimulado diariamente.

A melhor escolha é sempre ter o acompanhamento de um médico veterinário para avaliar a capacidade reprodutiva do animal e determinar com precisão qual o melhor período para coleta da mucosa e de sêmen bovino.

Quanto tempo o sêmen bovino sobrevive no coletor?

Estima-se que, fora de um ambiente de refrigeração ou congelamento, o sêmen bovino dure no máximo 1 hora e 30 minutos. Em estado de refrigeração, ele pode elevar a taxa de prenhez em bovinos, conforme afirma estudo realizado pela EMBRAPA. Nesses casos, em até 72 horas de refrigeração, o sêmen não perdeu o desempenho de fertilidade em comparação a outros métodos.

No congelamento, ou criopreservação, o material genético dos touros pode ser armazenado por mais de 10 anos sem perder a qualidade. Ou seja, o sêmen pode durar mais do que a vida fértil do próprio bovino. Por esse motivo, na hora de escolher o melhor método de coleta, leve em consideração as características particulares de cada animal e as vantagens de cada processo.

veterinária fazendo carinho em um bovino antes de realizar a coleta de semên

Quais são os cuidados pós-coleta de sêmen bovino?

Vamos começar pelo armazenamento adequado, em tanques de nitrogênio líquido a baixas temperaturas. Isso garante a preservação da viabilidade dos espermatozoides por muito mais tempo. Durante o transporte, todo o manuseio deve ser feito com cuidado, evitando movimentos bruscos e impactos.

A higiene e a proteção contra contaminação são fundamentais para proteger o sêmen durante todo o processo, desde a coleta até a fertilização. Para finalizar, mantenha um registro completo e preciso com todos os dados da coleta do sêmen para garantir que ele seja utilizado no prazo e não perca o seu valor.

Quantos ml de sêmen um touro produz?

O volume de sêmen produzido por um touro pode chegar a 25 ml. Mas a quantidade varia conforme as condições do animal, método de coleta do sêmen, capacidade reprodutiva e muitos outros fatores.

Existem equipamentos que fazem a análise de sêmen e otimizam a fertilização das fêmeas, além de ajudar na avaliação da qualidade. Vamos ver mais alguns aspectos sobre esse assunto a seguir.

Como é avaliada a qualidade do sêmen bovino coletado?

A qualidade do sêmen bovino é avaliada por meio de diversas análises laboratoriais que medem diferentes parâmetros, como:

  • Motilidade dos espermatozoides pós-congelamento: o nível mínimo de motilidade — capacidade de movimento espontâneo — deve ser de 30% para que o sêmen esteja em um padrão de normalidade;
  • Número de espermatozoides móveis por dose: a média deve ficar entre 6 e 10 milhões, embora o número possa ser reconsiderado consoante o nível de fertilidade de cada animal;
  • Morfologia espermática: defeitos de cabeça e cauda dobrada são algumas alterações na anatomia dos espermatozoides que podem comprometer o processo de fertilização;
  • Teste de incubação: esse teste serve para avaliar a resistência dos espermatozoides, garantindo que eles consigam sobreviver durante sua jornada até a fecundação do óvulo da vaca.

A inseminação artificial é uma área que, quando bem investida e assessorada, pode trazer muito lucro para você produtor. Siga acompanhando nosso blog e conheça o teste rápido para detectar a prenhez em vacas. Mais uma parte do processo de inseminação artificial que você pode otimizar na sua propriedade. Aproveite!