A cisticercose é uma doença que atinge os bovinos e os humanos. Ela causa danos tanto para os produtores de gado de corte como para os consumidores. Causada pela ingestão dos ovos do verme Taenia saginata, a doença gera impactos econômicos e de saúde pública em todo o mundo.

O que é cisticercose

A doença é causada pelo mesmo verme conhecido nos humanos como “solitária”. A cisticercose bovina é considerada uma zoonose e nos animais a causa são as larvas da Taenia saginata. O parasita se alastra para toda a musculatura dos bovinos e forma os “cistos” na carne.

O ciclo da doença

A doença acontece em um ciclo. O animal é contaminado quando ingere alimentos ou água contaminada pelos ovos do verme, presentes nas fezes de humanos que estão com a doença. Os ovos desenvolvem sua fase larvar dentro do intestino do bovino. As larvas do parasita então atravessam as paredes intestinais e se espalham pela musculatura do animal, nessa fase ele fica envolto em uma membrana, se tornando um cisto, de onde a doença é denominada cisticercose.

Quando o humano consome a carne com os cistos, ela se contamina, e então o verme se desenvolve no intestino em sua fase adulta, chamada de “solitária”.

A fêmeas adultas do verme saem nas fezes do ser humano e põe ovos. Os ovos se espalham por pastagens, alimentos, água e podem ficar por vários meses no ambiente até que o animal ingira. E o ciclo continua.

O homem é o hospedeiro definitivo e o bovino é o hospedeiro intermediário.

cisticercose-ciclo

 Prejuízos

A doença não causa nenhum sintoma nos animais. Só pode ser diagnosticada depois da morte do bovino, pela observação dos cistos na carne. Os produtores de gado de corte sofrem com a perda da carne infectada.  O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) possui um artigo que define a obrigatoriedade da inspeção para Cisticercose. Para evitar a doença em humanos, a carne de animais infectados deve ser severamente inspecionada.

Depois da inspeção a carne pode ser parcialmente rejeitada ou em casos de alta infestação, toda a carcaça é condenada.

Prevenção

A principal forma de prevenção é a conscientização e higiene. Medidas sanitárias devem ser tomadas, como a instalação de fossas sanitárias, impedindo que os animais tenham acesso à fezes humanas.

É muito importante também realizar medidas educacionais. A população, principalmente os funcionários das fazendas, devem saber sua importância no ciclo da doença.  Que o ser humano é o principal disseminador da cisticercose e que não devem defecar em locais inadequados.  A população também deve se atentar ao consumo da carne e não se alimentar com carne crua ou má cozida, nem de procedência duvidosa.

Para reforçar a prevenção é indicado realizar em todo o rebanho, a aplicação de vermífugos regularmente. Procure um médico veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento.

cisticercose-03

Ricobendazole 10 injetável é pioneiro e líder no controle da cisticercose bovina. Controla os principais parasitos do rebanho bovino. Elimina ovos, larvas e parasitos adultos, deixando os animais livres das verminoses. Veja no site da Agroline.

Leia também: Conheça as principais doenças de confinamento