A onfalite é uma das doenças que podem atingir os bezerros. A inflamação do umbigo do animal pode causar sérios danos. As doenças umbilicais geram grandes prejuízos econômicos, visto que os animais perdem muito peso, tem dificuldade de se desenvolverem, e podem chegar até a morrer, por isso o ideal é prevenir.

A estrutura umbilical é responsável pela ligação entre a vaca prenha e seu bezerro. Durante toda a gestação, é pelo umbigo que chega o sangue da mãe rico em oxigênio e nutrientes, essenciais para o desenvolvimento do feto. Quando o bezerro nasce, o cordão umbilical perde sua função. Em poucos dias depois do parto e da ruptura do cordão, as veias se retraem e músculos se retraem e o umbigo começa a cicatrizar.

Até que se cicatrize completamente, o umbigo fica aberto e exposto à infecções e inflamações. A maioria das doenças umbilicais, as onfalopatias, são causadas pela falta de higiene por fatores ambientais ou traumáticos.

Leia também: Como prevenir infecções no umbigo de bezerros recém nascidos

O que é a onfalite?

A onfalite é a inflamação do umbigo do bezerro. Essa doença acontece em recém-nascidos, bezerros de 2 a 5 dias de idade, onde a parte externa do umbigo fica inflamada.

Quais os sintomas da onfalite?

O primeiro sinal clínico da doença é o umbigo inchado. A região do umbigo aumenta de tamanho, fica dolorido ao toque e pode apresentar vermelhidão e secreção de pus além da formação de abcessos e fístulas. O bezerro apresenta mudança de comportamento, para de mamar e tem como consequência a perda de peso.

Qual é a causa?

Na maioria dos casos, a onfalite é causada por descuidos na limpeza, mal manejo neo-natal e instalações inapropriadas. O cuidado com o umbigo do recém nascido, a assepsia do local devem ser as principais preocupações do produtor depois do nascimento de um bezerro. As infecções de bactérias e as miíases, ou bicheiras,  são os principais agentes da onfalite.

Como evitar?

Para prevenir as doenças umbilicais é preciso estar muito atento para a limpeza e cicatrização do umbigo do animal. A cura correta do umbigo evita as infecções e bicheiras. Durante o parto, a limpeza do umbigo deve ser realizada com água. Depois do corte do cordão umbilical é importante fazer a assepsia com Umbicura.

Medicamentos

Na Agroline você encontra vários medicamentos para cuidar da saúde do seu bezerro.

Umbicura

umbicura

O Umbicura é formulado com Ácido Pícrico, sendo um excelente anti-séptico e garantindo a limpeza e rápida cicatrização da região umbilical do bezerro. Você encontra no site da Agroline disponível em frasco de 1 litro ou 250 mililitros. 

Pró-bezerro

pró-bezerro

Com Ivermectina e Benzilpenicilina na sua formulação, o Pró-Bezerro é um eficaz antibacteriano e antibiótico. Indicado para a eliminação de infecções de bactérias, é ideal para o tratamento das onfalites. Você encontra na Agroline em frascos de 50 mililitros e seringas de 5 mililitros .

Antes de aplicar qualquer medicamento em seus animais, procure um veterinário de confiança e leia atentamente a bula.

Veja também: Saiba como cuidar corretamente de bezerros órfãos