Confira alguns equipamentos necessários para encilhar um cavalo corretamente. Antes de começar, é importante ganhar a confiança do animal. Sempre escove bem o cavalo para tirar a sujeira e os pelos soltos. A localização correta dos equipamentos é importante para o conforto do cavalo e segurança do cavaleiro.

Veja apetrechos usados para encilhar cavalos

Freio: é a primeira coisa a ser colocada. Há diversos tipos, como o bridão que é o menos agressivo. Trabalha através de pressão nas comissuras labiais. O freio é composto por outros apetrechos como a rédea, uma espécie de corda presa ao freio para conduzir o cavalo, e o cabeçalho, que serve para segurar o freio na boca do animal.

Freio fabricado em aço com bocal de 5'' com 2 articulações e salivador em cobre no centro.
Freio fabricado em aço com bocal de 5” com 2 articulações e salivador em cobre no centro.

As partes de um freio são: Bocal do freio; Perna do freio; Barbela; Cabeçada; Testeira.

Baixeiro: uma espécie de manta, que pode ser de lã de fibra ou lã de ovelha.  Esta peça serve para proteger o lombo do cavalo. Logo depois, vem a carona, o basto, a chincha que tem outros apetrechos como a barrigueira, uma espécie de tramas de cordas finas que prendem as outras partes do cavalo, o sobrelático, o travessão  e o lático.

Na Agroline, você encontra tudo para selaria e montaria.

baixeiro
Baixeiro

A barrigueira deve ser colocada no osso do peito do cavalo, não na barriga. Após a chinch,  vem o peitoral

barrigueira
Barrigueira

Basto: usado como acento. Possui outros itens como o loro, duas tiras de couro que seguram os estribos, espécie de aro de metal, que pende de cada lado da sela e é usado como ponto de apoio para o pé do cavaleiro.

Peitoral: serve para segurar o basto, ele é colocado no peito do animal e atado no basto, fazendo com que o basto não corra para traz.

Por fim, vêm o pelego, a badana, usada para complementar a montaria de acordo com a sela ou arreio, e o chinchão, cuja parte diferente da chincha é o chinchador.

chinchão
Chinchão

Depois de terminar de encilhar, examine tudo para ver se fez tudo certo. Verifique se está bom o suficiente para você montar.