A Doença Respiratória Bovina, também conhecida como DRB, é uma infecção que acomete as vias respiratórias dos animais. Ocorrendo principalmente durante o inverno e a estiagem, essas infecções pulmonares podem desenvolver um quadro de pneumonia ou bronquite no animal.

As DRBs são comuns e custosas para os produtores de gado de corte. Normalmente, estão associadas a infecções dos pulmões que causam problemas respiratórios em bovinos recentemente desmamados e em confinamento.

Continue sua leitura e aprofunde seus conhecimentos em relação às doenças respiratórias em bovinos. Veja nesta página as principais causas, como evitar e o tratamento para DRB.

O que causa as doenças respiratórias em bovinos?

A Doença Respiratória Bovina é uma doença multifatorial complexa que envolve uma interação entre vários fatores, externos ou internos ao animal. São eles:

Fatores hospedeiros

Os fatores hospedeiros estão relacionados às características próprias do animal que podem influenciar na proporção da infecção.

Alguns aspectos, como: idade, estado imunológico, exposição e patógenos genéticos, podem fazer com que o animal fique propenso a pegar uma doença respiratória bovina.

Fatores ambientais

Os fatores ambientais são fatores externos que podem afetar o sistema imunológico do boi, deixando-o mais susceptível a agentes infecciosos. Dentre eles, estão:

  • Clima e temperatura;
  • Desmame;
  • Transporte;
  • Matéria seca;
  • Poeira;
  • Contato com outros animais.

Eventos estressantes, como descornamento, castração e parto, também podem precipitar casos de Doença Respiratória Bovina.

Além disso, estudos realizados na Universidade Federal de Goiás apontam que mudanças de dieta e deficiências nutricionais, também podem ser causadores diretos da DRB em qualquer raça de gado.

Agentes infecciosos

Esses são os organismos causadores de doenças ou agentes patogênicos, tais como: parasitas, vírus e bactérias que parasitam no animal e causam doenças como pneumonia e bronquite.

Os principais agentes infecciosos que causam as doenças respiratórias em bovinos são:

  • Herpesvírus bovino Tipo 1 — BHV-1;
  • Vírus respiratório sincicial bovino — BRSV;
  • Vírus parainfluenza Tipo 3 — PI-3;
  • Coronavírus respiratório bovino;
  • Mannheimia [Pasteurella] haemolytica;
  • Pasteurella 41 multocida;
  • Haemophilus somnus.

Por final, o complexo de doenças respiratórias bovinas ocorre por conta do desequilíbrio entre as defesas naturais do animal em relação aos fatores externos.

Por esse motivo, é importante não só estar atento à saúde de seu gado, mas também a qualidade de vida oferecida a ele.

Quais são os sintomas da pneumonia bovina?

Os principais sintomas clínicos da pneumonia bovina incluem: febre alta [normalmente acima de 40° C]; dificuldades respiratórias; inapetência e tosses contínuas e, também, secreção nasal.

Além disso, quando infectado com uma DRB, o animal também pode apresentar outros sinais de que está doente, como, por exemplo, a depressão, tristeza bovina e perda de apetite repentina.

Quais são os sintomas da tuberculose bovina?

Os sintomas da tuberculose bovina são bastante semelhantes ao de pneumonia. Dentre seus principais sinais estão: emagrecimento, tosse, mastite, falta de ar, infertilidade e, um dos mais preocupantes, queda na produção de leite.

Muitas vezes, a detecção clínica é realizada tardiamente no processo da doença, prejudicando a eficácia de qualquer tratamento.

Por isso, é preciso que você procure por um veterinário ou profissional clínico, para que assim tenha um diagnóstico preciso e uma administração correta de medicamentos.

Como prevenir os problemas respiratórios em bovinos?

A maneira mais eficaz para a prevenção da doença respiratória bovina é fazer ações manejadas do rebanho. Isso, é claro, cuidadosamente, sem prejudicar o gado — principalmente os bezerros, os quais são mais jovens e delicados.

Para isso, evite causar situações estressantes aos animais e não deixe que eles passem por momentos desconfortantes e dolorosos. Afinal, caso contrário, esse tipo de situação pode comprometer o sistema imune do boi, agravando as infecções DRB.

Alguns tipos de ações que podem ser realizadas em seu rebanho para reduzir os riscos de contaminação são:

  • Garantir uma boa higienização para o ambiente onde fica o gado;
  • Reduzir fatores de risco, como problemas com clima e temperatura;
  • Aplique um método de identificação bovino;
  • Garantir que os recém-nascidos recebam o colostro nas primeiras horas de vida e que, em seguida, sejam separados dos demais animais;
  • Separar os animais em pequenos grupos conforme a idade;
  • Favorecer a ventilação e remover dejetos das instalações, de modo a evitar umidade excessiva, temperatura fora da zona de conforto, correntes de ar e gases tóxicos;
  • Manter a regularidade na dieta e fornecer alimentos palatáveis e em quantidade suficiente para atender as exigências dos animais;
  • Identificar e isolar precocemente os animais doentes dos demais para monitoramento do rebanho.

Em casos dos animais que são criados soltos no campo, a DRB pode surgir com mudanças climáticas. Nessa situação, ela pode atingir vacas leiteiras e bezerros em maior proporção. Por esse motivo é importante que os cuidados sejam redobrados.

Quais são os tratamentos para uma DRB?

O tratamento dependerá da causa e etiologia da doença. Por isso, antes de qualquer tratamento é necessário identificar a origem da infecção.

O ideal, é que aos primeiros sinais de irregularidade no comportamento do animal, ou aparecimento de sintomas, busque a orientação do médico veterinário de sua confiança, para examinar e diagnosticar o gado.

Os 3 melhores antibióticos para tratar a DRB

O protocolo de tratamento deve ser indicado pelo médico veterinário e é geralmente realizado com o uso de antibióticos. Alguns dos principais medicamentos para esse tipo de tratamento são:

1. Draxxin

O Draxxin é um dos antibióticos mais indicados para o tratamento terapêutico de doenças bovinas — principalmente as que estão associadas com as bactérias: Mannheimia (Pasteurella) Haemolytica, Pasteurella multocida, Haemophilus somnus e Mycoplasma bovis.

Além disso, ele também pode ser utilizado como preventivo para bovinos submetidos a um alto risco de infecção.

2. Kinetomax

O Kinetomax é um excelente antibiótico para tratar doenças respiratórias, não somente de bovinos, mas também dos suínos, ovinos e caprinos.

Conheça também o Trissulfin: medicamento indicado para doenças causadas especialmente por bactérias. Veja nosso post e descubra suas vantagens.

3. Ceftiomax

O Ceftiomax é utilizado para o tratamento de doenças respiratórias como: febre de transporte, pneumonia bovina e outras infecções associadas a fusobacterium necrophorum.

Vale ressaltar que: em casos mais graves e com comprometimento do estado geral do animal, é preciso realizar um tratamento auxiliar com a utilização de soros, antipiréticos e anti-inflamatórios

Justamente por esse motivo, é de suma importância conhecer a fundo a doença respiratória e outras infecções bovinas. Para aprofundar-se melhor sobre a saúde de seus animais, confira o nosso post sobre a febre aftosa, com um guia completo de vacinação. Aproveite!