A Dinapec – Dinâmica Agropecuária é uma feira tecnológica realizada em Campo Grande, MS, há 12 anos, pela Embrapa Gado de Corte. Este ano o evento acontece entre os dias 8 e 10 de março.

O objetivo do evento é dar respostas tecnológicas que permitam a real apropriação de conteúdo pelos agentes produtivos.  A feira também busca aproximar o público das novidades tecnológicas disponibilizadas ao mercado.

O evento apresenta as tecnologias mais avançadas para o agronegócio. Desta forma, busca incentivar produtores e estudantes das áreas de agronomia, veterinária e afins a vislumbrarem o futuro com mais competitividade dentro do setor agropecuário brasileiro.

A Dinapec oferece espaço para discussão com técnicos e pesquisadores referência da Embrapa Gado de Corte e de instituições parceiras, dos setores público e privado. Um dos destaques deste ano são as 13 oficinas oferecidas gratuitamente.

3 temas das oficinas em destaque

Serão 13 oficinas com temas variados, desde empreender no campo a boas práticas na produção de lácteos e regulagem e utilização de plantadeira. Mas destacamos 3 delas:

1 Curtimento artesanal de pele de ovinos: o especialista autônomo Alfred Werner Loosli mostrará como curtir peles de cordeiros de maneira sustentável, ecologicamente correta, com baixo custo e usando insumos simples e de fácil aquisição.

2 Curral anti estresse: oficina desenvolvida com a empresa Tramasul para manejar o gado de forma tranquila. Na demonstração do curral será provado que o manejo do gado pode ser feito com facilidade sem estressar os animais.

O produto inova na arquitetura, na maneira de construção e na orientação do uso. Ele será apresentado pelo pesquisador Pedro Paulo Pires, responsável pela tecnologia, e pelo analista Quintino dos Santos.

3 Aplicativo Custobov:  um aplicativo que permite calcular o custo de produção dos produtos da fazenda pecuária, bem como as margens que refletem seu desempenho econômico.

Confira a programação completa aqui.

O público pode fazer a pré-inscrição nas atividades de interesse e confirmar, pessoalmente, presença no dia escolhido. Serão três dias de demonstrações, tanto de Roteiros como de Oficinas nos períodos da manhã e da tarde.

A Dinapec é realizada em conjunto com o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). A edição  deste ano terá 10 Roteiros e 13 Oficinas, totalizando mais de 40 tecnologias.

Com informações de Embrapa Gado Corte

Foto: Famasul