Para quem ama os felinos, é comum ter sempre mais um gatinho na família. Muitas dúvidas surgem na hora de lavar um gato novo para casa. Quais as necessidades dele, como se adaptar à rotina e, principalmente, será que ele vai  ter uma boa relação com os outros gatos da casa? Veja as dicas para conseguir incluir o novo pet sem dor de cabeça.

Animais de personalidade forte

Os gatos são animais com instintos territorialistas. Ao contrário do que muita gente pensa, eles podem sim ser bem sociáveis. Isso depende da personalidade de cada animal. Em alguns casos, eles podem até passar a vida inteira sem se darem muito bem ou então viram melhores amigos. No caso de levar um gato novo para casa, é preciso seguir um processo de apresentação para garantir que os gatos que já vivem com você possam receber o novato sem ficarem agressivos.

Os gatos se incomodam com as mudanças, então, com a chegada de um novo morador, eles podem ficar estressados, principalmente se antes ele era um “filho único”.

Como apresentar o gato novo para os outros gatos da casa?

O primeiro passo é ter muita paciência. A adaptação pode demorar alguns dias. É preciso saber que quando você se responsabiliza ao adotar o comprar um gato novo deve estar disposto à ajudar na ambientação.

Um lugar especial para seu gato

Comece preparando o local para o novo pet, ele deve se habituar à sua nova casa. Para ele relaxar, deixe disponível comida, água, brinquedos e lugar para fazer xixi. O gato novo deve ficar em um ambiente separado dos outros gatos da casa. Cada animal precisa ter seu próprio espaço. Eles não devem dividir a caixa de areia nem os potes de comida e água.

Veja também: Dicas e cuidados necessários para cuidar bem de seu gato

Começando a aproximação

Depois que estiver se acostumado com o novo ambiente, é hora de apresentá-lo para o outro gato da casa. Sempre supervisione a interação entre os gatos. Comece a aproximação aos poucos.

Uma boa dica é começar apenas apresentando o cheiro de um para o outro.  Apresente uma flanela com o cheiro do gato, deixe que eles sintam o cheiro um do outro pela fresta da porta. Eles se reconhecem através do olfato, sentindo o cheiro de feromônios. Nessa fase inicial, não permita que eles se vejam ou se toquem, para evitar a agressividade.

Depois que eles se acostumarem com o cheiro um do outro, deixe que eles se vejam, ainda sem ter contato. Preste atenção na reação dos animais, se ficarem incomodados ou agressivos ainda não é hora de aproximá-los.

Algum tempo depois eles já devem ter se acostumado com a presença um do outro. Só então você pode deixar com que eles se aproximem e interajam. Ainda é muito importante que eles sejam supervisionados. Procure momentos em que eles estejam calmos para fazer a aproximação, pode ser depois da refeição, por exemplo.

Briga ou brincadeira?

É muito importante saber diferenciar as atitudes agressivas das brincadeiras entre os gatos. Eles costumam “brincar de lutinha” mas você deve sempre estar atento para perceber se a brincadeira não pode machucar os animais. Quando os animais estão brincando eles apresentam uma postura mais relaxada, miam e pulam, mas não rosnam.

Já quando estão brigando, eles rosnam, gritam, mudam a postura, ficam com as orelhas abaixadas e o pelo eriçado. Eles ficam agressivos assim para defender seu território, quando se sentem ameaçados. Se os animais se mostrarem em posição de ataque ou brigando, separe-os e tome cuidado para não virar alvo.

Cuidando da saúde

Um fator muito importante de quando se traz um gato novo para casa é tratar da saúde dele. Se ele tiver alguma doença infecciosa os outros animais ficam expostos.

gato-novo-1 gato-novo-02

 

 

 

 

 

 

 

Trate o gato com vermífugos, vacinas e anti-pulgas. Veja os medicamentos disponíveis no site da Agroline. Procure um veterinário para te indicar o melhor tratamento.

Leia também: Verminose em gatos – saiba como identificar a doença e tratar seu pet