A diarreia pode ser sintoma de muitas doenças. Há certos casos em que é um pouco normal, como uma mudança súbita de ambiente ou de alimentação. No entanto, longas crises, que persistem mais de alguns dias, ou formas graves, não são normais e exigem uma assistência veterinária.

Sintomas e Tipos

Existem muitas causas e tipos deste sintoma. A diarreia leve pode passar despercebida por longos períodos se o cavalo estiver sempre na pastagem. Como a gravidade pode aumentar, você pode ver a coloração fecal debaixo da cauda do cavalo. Em termos gerais, a diarreia pode ser classificada como aguda ou crônica. Além da mudança na consistência fecal, você pode ver os seguintes sinais clínicos:

Diarreia aguda:

– Febre

– Letargia

– Alto som intestinal

– Desidratação

– Sinais de cólica (dor abdominal)

– Fraqueza

– Edema (acúmulo de líquido nos membros inferiores e embaixo do abdômen)

Diarreia crônica:

– Perda de peso

– Olhos opacos

– Letargia

ProdutosVeterinários90

Causas

Como indicado anteriormente, diarreia é um sintoma comum para muitas doenças. Listadas abaixo estão algumas causas para algumas formas mais comuns:

Diarreia crônica

– Parasitas

– Ingestão excessiva de areia

– Infecção crônica por Salmonella

– Doença inflamatória

– Neoplasia (tumor no intestino)

Diarreia aguda

– Infecção por Salmonella

– Infecção Clostridial

– Febre do cavalo de Potomac

– Diarreia associada a antibióticos

– Toxicidades variadas

cursotrat
Cursotrat: Tratamento de diarreias de origem infecciosa

Diagnóstico

Encontrar a causa da diarreia pode ser um desafio e requer a intervenção de um veterinário, que deverá realizar um exame físico completo em seu cavalo, tomando nota de qualquer desidratação ou outros problemas secundários que necessitarão de atenção imediata.

Depois do exame físico, o médico poderá colher uma amostra de sangue, bem como uma ou mais amostras de fezes. Dependendo dos sinais clínicos, o veterinário pode testar as fezes para parasitas ou submeter a amostra a um laboratório de diagnóstico para testar bactérias como Salmonella e Clostridia. Se for diarreia crônica e houver suspeita de inflamação intestinal é recomendado uma ultrassom abdominal.

Tratamento

A diarreia pode ser uma coisa simples para curar. No entanto, é importante prestar atenção aos sinais e sintomas em seu cavalo, a fim de procurar tratamento antes que se torne mais grave.