Muitas vezes o gado sofre de diarreia. Saber avaliar suas fezes é fundamental para o tratamento. O problema, normalmente, é evidenciado por uma mudança no caráter das fezes que ficam mais aquosas e soltas. Existem muitas razões pelas quais um animal fique com diarreia. É importante caracterizar a consistência e a cor das fezes ao decidir como tratar o problema.

A infecção com coccidia é uma causa comum de diarreia sangrenta. O estresse do transporte, mudanças na dieta, processamento e mistura com novos animais podem ser suficientem para provocar coccidiose clínica. Um coccidiostático deve ser incorporado na ração. Pode ser necessário tratar animais individuais que apresentem sinais graves.

cura diarreia bovino
Indicado para tratamento curativo e preventivo da diarreia

A infestação de vermes também pode resultar em diarreia, que pode ser ligeiramente solta, aquosa e apresentar cor normal. Esta condição é tratada facilmente durante o processamento usando um agente de desparasitação eficaz.

Alterações abruptas na alimentação, como introduzir demasiado grão muito rapidamente ou colocar o gado para fora em pastagem exuberante pode causar diarreia. No segundo caso, a diarreia pode ser solta e verde. É importante introduzir gradualmente o gado em concentrados e suplementos. Também pode haver problemas com inchaço. Se houver inchaço, reduza o nível de alimentação e ofereça feno.

ProdutosVeterinários90

O gado também pode ter diarreia com uma infecção por Salmonella. A diarreia é geralmente amarela e tem um cheiro ruim. Pode haver muco e sangue nas fezes. Os animais, normalmente, ficam deprimidos e podem ou não ter febre. A única maneira de diagnosticar Salmonella com confiança é através de uma cultura bacteriana. Um teste para determinar a sensibilidade aos antibióticos também deve ser executado para determinar qual usar.

corta curso
Indicado para o tratamento de diarreia com causa: Escherichia coli, Salmonella spp.

Lembre-se: o gado com diarreia devem ter acesso a água limpa. Consulte o seu veterinário para recomendações.

Confira também: Diarreia em cavalos: causas, sintomas e tratamento

Foto de destaque: Anup Shah/Digital Vision/Getty Images