A cólica equina é a dor abdominal que pode ser sintoma indicador de algum distúrbio digestivo no sistema gástrico ou em outros órgãos abdominais dos cavalos. É muito importante identificar a cólica e procurar a sua causa, por isso, nos primeiros sinais você deve chamar o médico veterinário de sua confiança.

Existem vários tipos e intensidades de cólica equina e podem ser causadas por diversos fatores. Um dos principais pontos para acabar com a cólica é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo identificar as dores, mais fácil o tratamente e menos sofrimento seu cavalo irá ter.

Como identificar a cólica equina?

Os principais sinais da cólica equina estão no comportamento no animal. As dores podem durar mais de dez minutos sem parar, então o cavalo fica inquieto, pode rolar no chão, pisotear e mudar de postura várias vezes.

Quais são os tipos de cólica?

Existe a cólica primária, causada por distensão no intestino ou no estômago e também a secundária, causada pelo dano de outros órgãos internos como o baço ou rins.

As cólicas equinas podem ser causadas por inúmeros fatores. Uma das causas mais comuns é o acúmulo de gases mas também pode ser ocasionada pela dificuldade de digestão de alimentos muito fibrosos, que obstruem o intestino.

A cólica também pode ser sintoma de inflamação no intestino grosso ou também infecção parasitária.

O que se deve fazer para acabar com a cólica?

Para que a cólica cesse, é muito importante realizar o diagnóstico precoce, por isso, quando surgir qualquer alteração no animal que demonstre que ele está sentindo dor abdominal procure imediatamente um médico veterinário de sua confiança.

O tratamento vai depender da causa da cólica equina, pergunte para o veterinário que medicamentos você deve usar. Você deve também parar a alimentação do animal enquanto realiza o tratamento. O veterinário pode indicar que o animal seja sedado, para que a dor não o incomode.

Para aliviar a dor, uma opção de medicamento são os analgésicos. Na Agroline você encontra o Benaminecólica-equina

Leia também: As principais doenças que atingem os cavalos