A descorna é um processo realizado nos bovinos para impedir o crescimento dos chifres em bezerros ou retirar os chifres de animais adultos. O principal objetivo da descorna é evitar acidentes. É um procedimento simples, mas que necessita de cuidados para que não cause danos ao animal.

Vantagens da descorna

A retirada dos chifres tem vários pontos positivos para o pecuarista. Há quem ache bonito ver o animal no pasto com os chifres grandes e bonitos, mas eles podem causar acidentes graves tanto para os outros animais como para os humanos.

A descorna faz com que os animais apresentem um comportamento mais manso. Sem a sua defesa natural, os bovinos evitam as brigas com os outros animais. E mesmo que cheguem a brigar, a falta dos chifres evita os ferimentos que podem causar infecções ou danificar o couro do animal. E claro que também evita que os animais machuquem seus tratadores.

A ausência dos cornos também ajuda no manejo. Para carregar as cabeças de gado em carretas por exemplo, além de diminuir os acidentes, sem os chifres os animais ocupam menos espaço.

Tipos de descorna

Existem três tipos de descorna, a térmica, a química e a cirúrgica.

No procedimento térmico, o primeiro passo é aplicar a anestesia na base dos chifres. Depois disso deve se pressionar o botão córneo com um ferro descornador aquecido até chegar na base do chifre. O “miolo” deve ser queimado e retirado com uma lâmina. É muito importante ter cuidado para não queimar a pele do animal. Depois do procedimento deve-se aplicar  cicatrizante e antisséptico.

Já o processo químico é realizado com soda cáustica. Depois de anestesiado é realizada a raspagem do botão e então é aplicada a soda cáustica. É importante aplicar cicatrizantes e vaselina ao redor do botão. A soda irá “queimar” o chifre em cerca de dois dias.

A cirurgia de descorna é indicada para animais mais velhos, com o chifre já desenvolvido. Depois de anestesiado, o veterinário realiza um corte com bisturi para expôr a base do chifre. Em seguida o chifre é retirado com o uso de uma serra. Depois é importante suturar o ferimento e colocar um curativo.

Cuidados

Uma cirurgia veterinária deve sempre ser realizada por profissionais de confiança. Qualquer procedimento realizado de maneira errada pode afetar na saúde do animal. Apesar de ser simples, é uma cirurgia que precisa de alguns cuidados.

O período mais indicado para a realização da descorna são nos primeiros meses de vida do bezerro. Nesse momento o botão córneo, que é de onde nascem os chifres, ainda não está totalmente formado, o que auxilia na sua retirada. Além disso, os animais de menor idade tem mais facilidade na cicatrização. Se o animal já for adulto, o indicado é realizar a descorna depois dos 20 meses, quando o crescimento do botão córneo já esteja estabilizado.

Para diminuir o estresse do animal, é indispensável o uso de anestésicos. Para saber mais veja o post aqui no blog sobre anestesia veterinária.

A cicatrização também é um período importante para a descorna. Para evitar a infecção, utilize sempre antissépticos, inseticidas e mata-bicheira.

O que não pode faltar para realizar a descorna

01- Anestésico

anestésico veterinário 2

Compre aqui!

02- Vaselina

descorna

Veja no site da Agroline

03- Cicatrizante

descorna2

Tem na Agroline!

04- Matabicheira

matabicheira-bertac-500-ml-97050

Compre aqui