A fase de cria nos rebanhos é a mais suscetível às doenças. Nela, pode ocorrer sequelas e até a morte nos bezerros, trazendo prejuízos ao produtor. Muitas dessas doenças, têm em comum uma disfunção: a diarreia.

Esta disfunção é um motivo de preocupação para produtores do país inteiro. Ela influencia diretamente na saúde do rebanho e, se não for tratada com eficiência, pode se tornar um problema grave, pois a diarreia é um sintoma comum nas principais doenças que acometem nos novilhos.

De maneira geral, a diarreia nos bezerros é um sinal clínico de que está acontecendo algum problema disfuncional no sistema digestório do animal. Acompanhe o conteúdo para entender os principais sintomas, causas, como prevenir, tratamentos e, conheça também, alguns remédios para bovinos.

Principais sintomas da diarreia em bezerros

Dentre os principais sintomas da diarreia em bezerros, está a perda de líquido pela evacuação constante. O problema é muito comum em bovinos recém-nascidos e pode ser entendido como uma forma do organismo eliminar toxinas e substâncias estranhas.

A diarreia geralmente é uma consequência sintomática de diversas doenças que podem acometer os animais durante os primeiros meses de vida. Bem como, pode ser muito prejudicial ao rebanho. Isso, principalmente, pelo fato de desidratar os animais e causar a perda de peso.

Desidratação nos bovinos devido à diarreia

A desidratação sempre acompanha os quadros de diarreia e, graças a ela, é comum que a aparência dos animais mude drasticamente. Eles ficam com as orelhas caídas, os olhos fundos, a pele solta, o rabo levantado e com a boca e o focinho secos.

Doenças que podem causar a diarreia nos bezerros

A diarreia em bezerros está associada a uma doença de base, a qual pode ser causada por bactérias, protozoários, verminoses. Contudo, ela também pode ser causada por alguns fatores relacionados à nutrição do animal ou, até mesmo, do ambiente em que ele está acondicionado.

Desde o nascimento do bovino, é preciso ter cuidados com os animais. Para isso, é preciso ter atenção a cura do umbigo, a fim de evitar infecções que podem causar as diarreias.

Além das doenças infecciosas como já citamos, existem outros fatores associados a diarreia nos bezerro. Dentre eles estão:

1. Salmonelose

Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Salmonelose é uma doença bacteriana que apresenta sinais como febre, diarreia amarelada — com sangue e odor muito forte — anorexia, perda de peso e dispneia. A doença costuma aparecer em animais com mais de 10 dias de vida e a contaminação ocorre por via oral.

Imagem de design da doença Salmonelose

2. Vermes

Os vermes são uma doença muito comum em animais de rebanho. Contudo, eles não são difíceis de ser tratado e não são tão agressivos quanto outras patologias. Os sintomas variam conforme o grau de infestação e se manifestam, principalmente, como: aumento do abdômen, perda de peso, pelo arrepiado, mucosas pálidas e diarreia.

3. Coccidiose

A Coccidiose é uma doença infecciosa que causa a destruição das células do intestino e, em alguns casos, pode ser irreversível. Sua incidência ocorre entre 7 e 21 dias após o nascimento do bezerro. Como consequência, pode atrasar o crescimento do animal em até dois meses, por conta da redução da alimentação e diminuição da conversão alimentar.

4. Falta de colostro

O colostro é o leite amarelado e grosso que a vaca produz nos primeiros dias após o nascimento do bezerro. A deficiência na sua ingestão, pode ser um fator desencadeador de diarreias em bezerros. Isso porque a substância contém anticorpos e nutrientes extremamente necessários para o desenvolvimento do bovino.

Imagem de um bezerro mamando

5. Criptosporidiose

A criptosporidiose é uma das principais doenças causadoras de diarreia em bezerros.

De forma geral, ela é definida como: uma patologia infecciosa causada pelo protozoário Cryptosporidium que parasita no intestino do animal causando diarreias severas, principalmente, em animais entre cinco e vinte e um dias de vida.

6. Colibacilose

Uma das principais causas de diarreia em animais recém-nascidos, apresenta sintomas como febre, fraqueza, apatia, perda de apetite, emagrecimento progressivo, extremidades dos animais geladas e a diarreia com presença de sangue e muco. Em alguns casos, a doença pode resultar em morte repentina.

Imagem de um bezerro com colibacilose

Atenção: é importante tratar a doença originária que está causando a diarreia com os medicamentos adequados. Para obter um diagnóstico preciso, entre tantas possibilidades, consulte um médico veterinário. Ele saberá indicar o melhor tratamento para cada caso específico.

Bezerros com diarreia precisam ser isolados do restante do rebanho para uma adequação da dieta e tratamento emergencial.

Tratamentos para diarreia em bezerros

As diarreias devem ser tratadas como problemas multifatoriais, afinal, são várias as causas que podem causar a disfunção. O principal fator para resolver o problema é a rápida identificação da causa inicial.

Existem remédios para diarreia em bezerros que tratam os sintomas com bastante eficiência, amenizando o problema em questão de dias. Porém, o uso inadequado de medicação, pode favorecer a resistência aos produtos. Por esse motivo, é recomendado que você consulte um médico veterinário para não ministrar os medicamentos errados no seu rebanho.

Como prevenir a diarreia em bezerros

Existem muitas ações e recursos que podem ajudar a prevenir a diarreia em bovinos. Isso, de forma de geral, não apenas em bezerros, mas em todo o rebanho de bovinos. Assim, é possível melhorar a saúde do rebanho e consequentemente a produtividade da sua propriedade.

Para isso, é indicado:

  • Manter a higiene, fazer um bom manejo e conservar a sanidade dos locais de confinamento do rebanho, são medidas preventivas primordiais para prevenir as diarreias em bezerros;
  • Fazer corretamente o manejo para as vacas prenhas chegarem em ótimo estado no período final da gestação. Logo, parir bezerros saudáveis com boas condições nutricionais, que possam receber o colostro logo nas primeiras horas de vida;
  • Fazer o corte e a desinfecção do umbigo dos bezerros logo ao nascimento, evitando que o ambiente seja uma via de acesso para agentes causadores de doenças infecciosas;
  • Manter os bezerros de idades diferentes em ambientes separados, principalmente, se for um bezerro órfão;
  • Evitar a superlotação e contato excessivo entre os animais.

Além disso, existem bons suplementos capazes de prevenir diarreia em bezerros. Eles podem ser encontrados em forma de pasta oral, ideal para bovinos que precisam de auxílio na prevenção de distúrbios intestinais.

Juntamente com a pasta, a aplicação de um vermífugo injetável é uma alternativa eficaz para controlar a variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e produtividade bovina.

Como você pode perceber, a diarreia é uma disfunção que pode ter origem em diversas doenças e, para tratá-la com exatidão, é preciso saber exatamente o que está acontecendo com o animal.

A prevenção é sempre o melhor remédio! Por esse motivo, estamos sempre buscando conteúdos que sejam relevantes e possam fazer diferença na criação e produção agrícola.

Continue acompanhando nossos conteúdos e conheça os tipos de pastagem para gado!