O confinamento de gado pode ser uma ótima alternativa para aderir em propriedades que trabalham com animais de produção. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o conceito do confinamento, as principais vantagens e como elaborar uma estrutura de confinamento do jeito certo.

Continue a leitura e descubra quais são os principais pontos e aspectos a serem considerados na hora de montar um confinamento para o seu rebanho. Aproveite!

O que é o confinamento de gado? Entenda o conceito

O confinamento de gado é um sistema de criação em que os animais permanecem por um determinado período em um único ambiente. Geralmente, ele é preparado em condições especiais quando os tipos de pastagem naturais não estão tão nutritivos ou em quantidade suficiente para alimentar todo o rebanho.

Dentre os principais motivos para realizar um confinamento bovino estão:

  • A necessidade de engorda e aumento da produtividade em períodos de seca;
  • Quando os animais estão em fase de terminação para o abate;
  • Visando manter as vacas em períodos de pré e pós-parto isoladas.

Tudo isso depende dos fatores relacionados às necessidades do produtor. Mas, em geral, o uso mais comum do confinamento para bovinos é em períodos de seca quando o pasto fica pobre em nutrientes.

Para muitos donos de propriedades, ele representa uma alternativa para não perder os animais, bem como evitar doenças em bovinos.

Não à toa, ele se torna muito importante durante o inverno. Isso porque devido aos fatores climáticos, o valor da arroba pode aumentar nesses períodos e o produtor em que estiver preparado pode obter mais lucro.

As principais vantagens do confinamento de gado

No caso dos bovinos de corte, o confinamento é feito geralmente no período de terminação e pode oferecer diversas vantagens para o produtor em toda a cadeia produtiva:

  • Aumento da produtividade do rebanho com uma alimentação adequada e rica em nutrientes;
  • Redução da idade de abate e melhor aproveitamento da carne do animal;
  • Uso da pastagem de verão acumulada;
  • Liberação do pasto para outras culturas durante o período de confinamento;
  • Utilização mais eficiente de insumos, equipamentos agrícolas e mão-de-obra.

Todas essas vantagens ajudam a viabilizar o comércio das cabeças de gado nos períodos de safra e entressafra. Isso claro, graça à aceleração no processo de produção por meio de um manejo animal planejado.

Como montar um processo de confinamento bovino? 5 pontos para avaliar

Para montar um confinamento é preciso se atentar a 5 fatores básicos. São eles:

1. Localização do confinamento

O primeiro aspecto a ser considerado quando se pretende criar os animais em confinamento é a alimentação. Por isso, o local de confinamento precisa estar em uma área da propriedade onde o alimento e a água para os animais estejam disponíveis em abundância.

Também é importante que o local não esteja próximo de uma circulação intensa de veículos como rodovias, por exemplo, para evitar o estresse e a contaminação dos animais por diversas patologias.

Além disso, o chão do confinamento precisa ter um leve declive mínimo de 3% para evitar o acúmulo de água e urina, bem como prevenir o surgimento de infecções e contaminações como as bicheiras.

Evitar áreas próximas a córregos e rios diminui o impacto da produção no meio ambiente, direcionando os dejetos e restos de comida para uma destinação adequada.

imagem de uma fazendo grande com gados

2. Infra-estrutura do confinamento

Um sistema de confinamento bem projetado precisa possuir algumas características, equipamentos e dimensões específicas para proporcionar um ambiente favorável à engorda, sem causar estresse nos animais.

O local mais importante de um espaço de confinamento é o centro de manejo do gado. Nele, será necessário instalar equipamentos como balança, apartador, brete entre outros itens necessários para o abate.

Também é fundamental ter uma área para produção e preparo do alimento dos animais com um galpão para armazenamento de máquinas e equipamentos.

Na acomodação dos animais, é preciso ter currais de engorda com espaço considerável (de no mínimo 15 m² podendo ir até 30 m²), cochos, bebedouros, um sistema para coleta de esterco e uma estrutura para conservar o solo e a água do local de confinamento.

3. Animais adequados para criação em confinamento

Para que os animais tenham um bom desempenho, é necessário que eles cheguem ao confinamento saudáveis, fortes, com uma boa camada de gordura e desenvolvimento muscular.

Conforme as condições, os animais poderão ter mais ou menos taxa de ganho;. Por isso, é fundamental ficar atento a detalhes como a idade, sexo, estrutura corporal e grupo genético dos animais.

gado saudável olhando para o lado

4. Manejo dos animais em confinamento

Mesmo após selecionar os animais para o confinamento, problemas por conta de comportamento, aparência ou doenças podem acontecer. Nesses casos, os animais devem ser separados do rebanho e tratados adequadamente com o acompanhamento de um médico veterinário.

Somente após estarem plenamente recuperados é que poderão retornar ao confinamento.

Neste aspecto, é importante ficar atento a dois fatores:

Doenças que podem surgir no confinamento

As doenças mais comuns no confinamento estão relacionadas a infecções respiratórias que podem ser causadas por diversos fatores como estresse e excesso de poeira durante o transporte.

É fundamental vacinar o rebanho contra a febre aftosa, além de manter o controle de endo e ectoparasitas em bovinos, pois os primeiros meses de confinamento são os mais suscetíveis às enfermidades e contaminações.

Tudo deve ser feito com planejamento e muita calma para evitar acidentes, machucados e estresse nos animais.

imagem de mulher segurando seringa com um gado fosco atrais

Alimentação dos animais no confinamento

A alimentação deve ser fornecida em três doses diárias regulares de ração e alguns tipos de suplemento para gado durante todo o período de confinamento. Caso os animais venham de uma dieta exclusiva de pasto, é necessária fazer uma adaptação digestiva, evitando assim problemas como a acidose.

A alimentação inadequada, com excesso de cereais ou outros nutrientes, por exemplo, também pode acarretar doenças como timpanismo, laminite, abscesso de fígado e intoxicação por ureia.

Cada patologia tem um tipo de tratamento e será necessário o acompanhamento de um médico veterinário caso você detecte algum problema no rebanho.

imagem de um veterinário fazendo exame em um gado

5. Planejar os gastos e lucro com o confinamento

Para saber se o confinamento de gado é uma operação lucrativa para a sua propriedade, você deve fazer um planejamento estratégico minucioso antes de colocar a atividade em prática.

imagem de pessoas lidando com gráficos e planejando o confinamento bovino

Cuidados com os animais, com a infra-estrutura e a previsão de eventuais problemas e contratempos que podem acontecer são fundamentais para um bom manejo e produtividade dos animais em confinamento.

Tomando todas essas providências, você com certeza terá boas chances de negociação na venda dos seus animais, fazendo valer a pena a relação custo-benefício do confinamento do gado.

Continue acompanhando o blog da Agroline para mais conteúdos relevantes sobre a agropecuária, com notícias, ideias, sugestões e dicas para melhorar e aumentar a produtividade da sua propriedade.

Não deixe de ler o nosso guia sobre carrapato bovino e saiba como evitar esse problema no seu confinamento.