Os equinos são sinônimos de elegância, beleza e força. Mas e se eles conseguissem ser ainda mais? A creatina para cavalo pode aprimorar ainda mais os talentos naturais desses animais.

Com boas condições de vida, treinamento, alimentação, eles estão aptos a se tornarem verdadeiras máquinas.

Assim, se você cria cavalos para competição, exibição, tarefas rotineiras em uma fazenda ou até mesmo para lazer, a suplementação alimentar é essencial para aumentar a produtividade dos seus equinos.

Entenda tudo sobre o assunto neste post:

O que é a suplementação alimentar para cavalo?

De acordo com a Anvisa, os suplementos são complementos alimentares responsáveis por inteirar nutrientes, enzimas, probióticos e bioativos àqueles que consomem o produto.

Ou seja, não são drogas e nem medicamentos para tratar ou prevenir doenças.

Dessa forma, o produto é recomendado para usuários sadios que buscam completar a tabela nutricional ou possível déficit proteico e para desenvolver o organismo em diferentes aspectos.

Por estarem relacionados ao funcionamento do organismo, o órgão responsável por regulamentar os produtos e serviços que envolvem a vigilância sanitária reitera: os resultados da suplementação alimentar devem apresentar comprovações científicas.

Logo, antes de administrar creatina ou qualquer outra substância para os seus cavalos, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e entender quais produtos são realmente eficazes.

Veja também – Porque é importante vermifugar seu cavalo | Agroline

Qual é o suplemento ideal para os equinos?

O “cardápio” de suplementos é bem grande, normalmente é possível encontrar o produto certo para ter o resultado que você precisa. E para os equinos não é diferente, a linha de complementação nutricional é bem grande.

Entretanto, um produto é sempre o destaque da suplementação: a creatina.

A creatina (ácido metil-guanidinoacético) é um aminoácido que facilita o trabalho da ATP (Adenosina de Trifosfato) – responsável pela energia dos músculos e aperfeiçoamento das fibras.

Por conseguinte, a creatina está diretamente ligada ao desempenho físico e à redução de lesões causadas pelas atividades físicas.

Além disso, o seu composto de aminoácidos ajudará no desenvolvimento da síntese proteica – auxiliando o desenvolvimento dos tornos musculares e também no armazenamento de água no organismo do cavalo.

Em outras palavras, é a suplementação perfeita para os equinos.

Quando começar a oferecer creatina ao animal?

Como a creatina está atrelada a aspectos musculares, ela é perfeita para aprimorar as fibras internas. Assim, ela pode ser ministrada durante a fase de crescimento do animal, otimizando o desenvolvimento do equino desde cedo.

No entanto, apesar da suplementação ser uma ótima aliada da composição corporal, é fundamental que o animal seja estimulado naturalmente, pois a creatina não consegue trabalhar sozinha.

Dessa forma, é imprescindível incentivar o cavalo com atividades físicas: trilhas, montarias, caminhadas, corridas são excelentes quando combinadas com a suplementação alimentar.

Como ministrar a creatina para os cavalos?

Para dar o suplemento ao animal, não é necessário injetar ou forçar o equino a nada. Na verdade, é o contrário. Isso porque a creatina deve ser ingerida, então basta adicioná-la à ração do cavalo que ele fará o consumo do complemento naturalmente.

O cálculo da dosagem deve ser sempre adaptado, pois a quantidade requisitada pelo animal mudará ao longo do tempo.

Indica-se que as primeiras aplicações sejam com cerca de 120g ao longo das refeições diárias durante 15 dias. Após verificar resultados positivos, as dosagens podem ser feitas com até 40g por dia.

Para entender quais são os números ideias para os seus animais, é muito importante ter a opinião de um médico veterinário que trabalha com animais de grande porte.

Então, recomendamos que, antes de adicionar a creatina à alimentação do cavalo, você realize uma consulta com um profissional especializado.

Após essa etapa, resta encontrar suplementos de qualidade para garantir o aparecimento de resultados. Você pode encontrá-los na loja online da Agroline, clique e compre as melhores creatinas para cavalo.

Quais são as melhores creatinas para cavalo?

1. Vetnil

Esse suplemento ajuda a evitar a falta de energia que leva à perda de performance. Além disso, pode aumentar a concentração de creatina-fosfato no músculo esquelético, otimizando a capacidade de explosão nos exercícios de curta duração e alta intensidade.

creatina-02

2. Organact

Indicado para cavalos em alta atividade, esse suplemento aminoácido tem creatina, maltodextrina, sucralose e aroma de baunilha. Forneça para equinos em treinamento ou competições por via oral, na ração ou puro no cocho.

creatina-03

3. JCR

Contém creatina, cromo, glicina, betaína e dextrose. É feito para equinos que realizam esforços físicos intensos e pode entregar um ganho expressivo de massa muscular e aumento de performance.

creatina-01

Antes de usar a creatina leia atentamente a bula.

Quais são os benefícios da creatina para os equinos?

Ao longo do texto, mencionamos algumas características da creatina, mas chegou a hora de relatar quais são as vantagens do uso da creatina para os cavalos.

  • Melhora a hidratação

De acordo com um estudo publicado na Revista Healthline – periódico responsável por compartilhar estudos relacionados à saúde e bem-estar – a creatina ajuda a hidratar os músculos, visto que ela puxa muita água para as células.

Isso requer atenção: é necessário elevar as quantidades de ingestão de água dos equinos para suprir não só os seus músculos, mas todo o seu organismo.

  • Complementa dietas

Como a creatina é considerada um suplemento alimentar, ela está agregada ao aprimoramento de dietas. Assim, ela pode ser eficiente para otimizar as taxas de proteínas, vitaminas e minerais dos seus animais.

  • Recupera os músculos

Em um trabalho publicado no Brazilian Journal of Nutrition, foi concluído que a creatina melhora o desempenho esportivo em modalidades de curta duração e alta intensidade.

Assim, quando ministrada aos cavalos, os resultados tendem a ser favoráveis devido ao tipo de atividade que o animal realiza.

  • Oferece energia para os exercícios

Mencionamos anteriormente que a creatina possui a famosa ATP – molécula responsável por oferecer energia para a maioria dos processos celulares.

Então, quando direcionada para o desenvolvimento muscular, a creatina pode oferecer resultados motivadores.

Curtiu este post? Continue navegando pelo Blog da Agroline e encontre diversas temáticas que estão relacionadas aos equinos.

Aqui, você pode conferir as principais raças criadas no Brasil, além de ter acesso a diversas curiosidades como qual é o cavalo mais bonito do mundo! Não perca a chance de aprender cada vez mais.