A Síndrome de Cushing em cavalos ocorre quando um tumor chamado adenoma pituitário se desenvolve na glândula pituitária, é uma doença de caráter endócrino. À medida que esse tumor cresce lentamente, envia sinais inadequados ao resto do corpo para secretar hormônios excessivos – principalmente um hormônio do estresse chamado cortisol. Muito cortisol pode afetar negativamente o corpo de maneiras diferentes. Esta doença em cavalos é semelhante à doença em humanos e em cães.

A Síndrome de Cushing é predominantemente diagnosticada em cavalos com mais de sete anos de idade. Embora não exista uma predileção clara da raça para a doença, os pôneis parecem ser mais propensos.

Sinais e Tipos

Os sinais da doença geralmente são lentos, mas são progressivos. Confira alguns:

– Laminite (Inflamação dentro da estrutura do casco)

– Perda de peso

– Úlceras na boca

– Beber excessivamente

– Micção excessiva devido ao consumo de água em exagero

– Mudanças na forma do corpo (desenvolvimento de grandes depósitos de gordura ao longo da juba, perda de músculo e barriga).

Diagnóstico

Embora os sintomas acima possam indicar que um cavalo ou um pônei sofrem com a doença de Cushing, existem outras questões que podem ser levantadas. Um veterinário deve primeiro completar um exame físico, juntamente exames de sangue para descartar outras causas. Uma vez feito isso, existem exames especiais que podem ser administrados para diagnosticar adequadamente esta condição e formar um esquema de manejo efetivo para a doença.

Tratamento

Embora não haja um tratamento definitivo para a doença de Cushing em equinos, há um punhado de maneiras de gerenciá-la e controlá-la efetivamente. Pergolide é a medicação escolhida; de 0,2 a 5 miligramas por via oral por dia, demonstrou-se que estabiliza a saúde da maioria dos cavalos. Se for eficaz, o veterinário pode reduzir gradualmente a dosagem.

Fora pergolide, a bromocriptina é outra droga que tem sido utilizada para administrar a doença, embora seja menos popular.

Após o diagnóstico e o início da medicação para a doença de Cushing, existem outras práticas que podem ser implementadas para ajudar um cavalo com essa condição. Os cavalos com doença de Cushing são extremamente propensos a laminite, uma condição inflamatória debilitante dentro do casco. Visitas regulares de um ferreiro ajudarão a evitar isso. A gestão cuidadosa da dieta do cavalo ajudará a combater a perda de peso. Por último, a doença de Cushing enfraquece o sistema imunológico do cavalo, então, certifique-se de limpar e desinfetar adequadamente quaisquer feridas superficiais encontradas.