A Tristeza Parasitária em Bovinos (TPB) ou Babesiose é uma doença muito severa. É causada por protozoários e afeta principalmente os bezerros. Responsável por uma taxa de mortalidade muito alta, a doença assusta os proprietários e tem um grande efeito econômico para os produtores.

O nome dado popularmente é referente ao seu principal sintoma, que deixa os animais apáticos e tristes. Além disso, ela pode causar febre, emagrecimento, icterícia etc. Para o tratamento, é necessário buscar soluções como antibióticos, que combatem os protozoários causadores da doença.

Continue a leitura e entenda os sintomas, diagnóstico, causas e mais sobre a babesiose bovina. Acompanhe!

O que causa a tristeza parasitária bovina?

Os principais agentes causadores da Tristeza Parasitária em Bovinos são os protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, como mostra o Comunicado Técnico da Embrapa. O principal agente transmissor da doença são os carrapatos. E os animais mais atingidos são dos bezerros.

Além disso, pode acontecer que as cabeças de gado sejam atingidas pela anaplasmose, que é transmitida por um gênero de bactérias — rickettsia — de Anaplasma marginale. Em vários casos, como mostra a Embrapa, os animais são infectados pelas duas doenças, que devem ser tratadas individualmente.

Especificamente, a babesiose é causada pelo carrapato Boophilus microplus. Por esse motivo, é fundamental eliminar a presença deles de sua propriedade.

O que causa a tristeza parasitária bovina?

Sintomas da babesiose bovina

De modo geral, os sintomas da babesiose bovina envolvem: apatia, anorexia e queda na qualidade do leite. Contudo, os sinais variam conforme o agente causador da TPB. Veja mais sobre cada um, segundo o The Cattle Site:

Babesia bovis

  • Febre alta;
  • Alta concentração de parasitas no sangue — parasitemia;
  • Descoordenação;
  • Ranger de dentes;
  • Mania;
  • Movimento involuntário das pernas;
  • Urina escurecida;
  • Anorexia.

Babesia bigemina

  • Febre;
  • Anorexia;
  • Separação do rebanho;
  • Fraqueza;
  • Relutância ao movimento;
  • Lesões.

A infecção por Babesia bovis pode causar uma quadro conhecido como babesiose cerebral ou nervosa, devido ao entupimento dos capilares cerebrais. Na B. bigemina, esse sintoma é incomum.

Como é o diagnóstico da babesiose bovina?

O diagnóstico da TPB é feito a partir do exame de esfregaço sanguíneo, que precisa ser realizado por um veterinário. Além disso, pode-se aferir a temperatura retal e monitorar outras variações na saúde dos animais.

Assim como o diagnóstico e tratamento de bicheiras, as chances de cura são muito maiores caso os sintomas sejam detectados previamente.

Como tratar babesiose bovina?

O tratamento da TPB deve ser realizado com antibióticos específicos que agem na defesa do animal contra os causadores da doença, como mostra o Comunicado Técnico da Embrapa. Em geral, o tratamento começa antes do surgimento de sintomas graves, como os distúrbios no sistema nervoso.

Além disso, deve-se buscar focos e exemplares de carrapatos no restante do rebanho. Assim, elimina-se os vetores da doença. Essa prática deve acontecer em casos de pecuária intensiva ou extensiva.

Qual o remédio para tristeza parasitária bovina?

O melhor remédio para babesiose é a Tristezina. Contudo, apenas um profissional da saúde animal será capaz de indicar qual o medicamento veterinário específico em cada caso. A título de informação, confira alguns dos produtos mais comuns no combate à TPB:

1. Tristezina

A Tristezina é indicada para o tratamento de babesiose em bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Esse medicamento tem como princípios ativos o Diaceturato e a Prazolona. Ele deve ser administrado por via intramuscular profunda.

2. Izoot B12

O Izoot B12 é outro medicamento usado para tratar a babesiose em bovinos e equinos. Além disso, o remédio injetável também combate a anaplasmose em bois, vacas e touros.

3. Ganavet Plus

Por sua vez, o Ganavet Plus age diretamente contra a babesiose e outros protozoários relacionados. Esse medicamento pode ser usado em todas as raças de gado, ovinos, equinos e cães. A dosagem varia conforme o peso do animal.

Como evitar a tristeza parasitária bovina?

Uma das formas de prevenir a babesiose é expor os terneiros a carrapatos. Assim, eles criam imunidade. Se for necessário, animais que estão passíveis de adoecer podem ser imunizados por meio de vacinas e premunição.

Controle de carrapatos

A melhor maneira de tratar a Tristeza Parasitária é prevenindo. Por isso, sempre se atente aos controles de carrapatos no rebanho. Dê atenção especial aos bezerros, que são o principal alvo da doença.

Veja nossas dicas para eliminar carrapatos e saiba como evitar a infestação desses parasitas!

Vacinas

Atualmente, existem vacinas atenuadas. Elas devem ser aplicadas de acordo com o intuito da imunização. A partir disso, ela gera uma infecção leve, que não requer tratamento. Dessa maneira, o organismo dos animais cria uma proteção natural contra a doença.

Premunição

Diferentemente das vacinas, a premunição consiste em extrair os protozoários do sangue de um animal portador da doença e criar a imunidade em bezerro. Contudo, devido à falta de padrão, os riscos de perda dos exemplares são grandes.

A babesiose bovina é uma das principais causas de morte no rebanho e, consequentemente, prejuízos ao pecuarista. Por esse motivo, é essencial ficar informado sobre as formas de prevenção e diagnóstico dessa doença. Portanto, mantenha contato constante com o seu veterinário!

Conhecer novas estratégias de manejo do rebanho pode melhorar a produtividade. Confira nosso conteúdo sobre pastejo rotacionado e conheça uma nova forma de cuidar da sua criação!