É importante manter a saúde dos cascos de seu cavalo, tanto dos que vivem no pasto como daqueles que praticam atividade esportiva.

Como os cascos se desgastam muito fácil, o não cuidado pode ocasionar em doenças prejudiciais à saúde e à produtividade do animal. Existem observações e manutenções que devem ser feitas diariamente para que a boa qualidade e higiene dos cascos perdurem.

Cavalos que vivem em pastos, por exemplo, não necessitam de ferradura e o desgaste do casco acaba sendo natural e, de certa forma, não causa tantos danos ao animal. Já os que vivem em outros tipos de pistas, como o concreto, o uso da ferradura é necessário.

Vita Casco
A VITA CASCO evita trincas e ressecamento; previne doenças do casco e impede o contato com umidade ou urina presentes no chão. Encontre em www.agroline.com.br

Doenças em Cascos e Prevenção

A falta de manutenção nos cascos de cavalos resulta em rachaduras, infecções, inflamações e machucados. Tudo isso gera desconforto para o animal e perda de produtividade para executar suas atividades diariamente.

As rachaduras, por exemplo, geralmente são causadas quando o animal faz suas atividades em superfícies duras. O ideal é evitar que o cavalo fique nesse ambiente com muita frequência. Confira algumas doenças que podem acometer os cascos:

Sapinho: infecção causada por bactérias reconhecida pelo mau cheiro. Neste caso, é necessária a higienização das baias, evitando a umidade do local.

Síndrome navicular: inflamações que atingem o pé do cavalo, no tecido que envolve o osso. A limpeza, aparação e ferragem adequada garantem que a síndrome não apareça, pois ela é irreversível.

Quittor: machucado na perna do cavalo, são feridas causadas por qualquer tipo de atividade diária do animal. Se não tratada, o machucado se agrava, causando mais complicações. Para prevenção, neste caso, depois das atividades, uma limpeza deve ser feita tanto nos cascos, quanto nas pernas do cavalo.

Outra boa forma de evitar certas doenças é o uso de cera para o casco. Os cavalos soltos no campo têm seus cascos protegidos com a gordura natural da natureza. Já os animais confinados, precisam de cuidados especiais, para evitar trincas e ressecamento e, também, impedir o contato com a umidade.

A VITA CASCO evita trincas e ressecamento; previne doenças do casco e impede o contato com umidade ou urina presentes no chão. Encontre em www.agroline.com.br

Cuidando e Limpando os Cascos de seu Cavalo

Para que seu cavalo consiga realizar todas as atividades do dia a dia, ele precisa, primeiramente, se sentir confortável. E nada mais incômodo do que cascos sem manutenção. Antes de começar a limpeza, certifique-se de que possui todos os materiais necessários para a execução da higiene, como o limpador de cascos, rinete, pincel, cera de casco e escovinha.

 

Limpador de casco de cavalo. Compre na Agroline
Limpador de casco de cavalo. Compre na Agroline
Pinça para casco de cavalo. Confira na Agroline
Pinça para casco de cavalo. Confira na Agroline

Caso você não tenha experiência em limpeza de cascos em equinos, vá com calma. O ideal é não fazer isso sozinho. Peça a ajuda de alguém. Existem medidas de segurança que você deve seguir para não se machucar. Simplesmente erguer o casco do cavalo e limpá-lo não é tão simples assim, pois exige técnica. Então, antes de começar, peça a ajuda de alguém, deixe seu cavalo à vontade, para que ele não se assuste e dê pulos e coices.

Leia também: Importância das ferraduras para cavalos e como escolher a melhor

Dicas de Limpeza dos Cascos

– Se for amarrá-lo no cabresto, para deixar a prática mais segura, seu cavalo deve estar completamente tranquilo;

– Nunca limpe o casco de um cavalo se ele se esquivar quando você pegar sua pata;

– Nunca sente no chão para limpar os cascos, pois desta forma, caso o cavalo se mexa para dar um coice, você fica sem mobilidade;

– Se moscas estiverem incomodando seu animal, use um spray repelente.

Para manter a saúde do casco de um cavalo e seu desempenho, todas essas dicas são importantes. Lembrando que o acompanhamento de um profissional é sempre necessário. Mantendo essa rotina de limpeza e cuidado, você saberá reconhecer exatamente caso algo esteja errado. À medida que você manter essa prática de limpeza, seu cavalo se acostumará com essa mesma rotina e seu trabalho prosseguirá com muita facilidade e tranquilidade.

Leia também: Na Agroline você encontra as melhores Ferraduras e Ferramentas para seu cavalo