A manutenção e o acabamento de seu jardim pode ser uma tarefa bem exigente e requer muita atenção. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar do jardim para deixá-lo vistoso e saudável.

1- Corte a grama regularmente

A grama é um dos pontos altos de todo jardim. A frequência do corte dependerá do tipo de grama escolhida. Evite deixá-la muito alta, pois isso interfere negativamente no desenvolvimento das demais plantas. Assim que apará-la, retire a parte que foi cortada para que ela possa respirar e se desenvolver mais rápido.

O uso do cortador de grama cai bem nessas horas. Mantenha-o com as lâminas afiadas e as engrenagens lubrificadas. Isso evita que o aparelho danifique e enfraqueça as plantas.

cortador de grama husq
Cortador de grama Husqvarna

2- Retire as ervas daninhas, folhas secas e arbustos

As ervas daninhas retiram os nutrientes de suas plantas, então é recomendável retirá-las toda semana. Retire também folhas secas e as gramas que foram cortadas.

O soprador é muito eficiente para retirar folhas e restos de gramas, varrendo-as sem muito esforço. Alguns modelos podem funcionar como aspiradores levando as sujeiras para um saco.

Soprador de folhas
Soprador de folhas Husqvarna

3- Pode as árvores e apare as cercas vivas

A poda é uma das maiores aliadas da jardinagem, pois ajuda no desenvolvimento saudável das plantas com a remoção de galhos mortos ou doentes. A melhor época para a poda varia de acordo com a espécie, mas, em geral, pode ser feita durante todo o ano.

As espécies usadas em cercas vivas exigem podas frequentes para manter o formato desejado. O corte deve ser feito pelo menos uma vez por mês com um aparador ou podador de galhos, por exemplo.

Husquarna

4- Tenha as ferramentas para jardinagem certas

Para ter um jardim saudável e bonito, é importante possuir ferramentas que ajudarão no dia a dia como a tesoura de poda, tesoura de grama, regador, pás, vassourão e luvas. Elas são fundamentais para trabalhar no jardim de uma forma prática. Além delas, você também precisará de adubos e sementes de hortaliças e flores.

conjunto para jardim Trapp
Conjunto para jardim Trapp

5- Regue suas plantas de forma adequada

Regue seu jardim com frequência, mas com cuidado. Algumas espécies não podem ser molhadas toda hora; outras precisam de um pouco mais de água, então é necessário que faça a rega com moderação. Para isso, utilize mangueiras, irrigadores de jardim e regadores

Husquarna