Às vezes, parece meio difícil saber como cuidar bem de nossos pets, por isso fizemos esta lista com dicas de cuidados especiais. Vamos conferir?

1- Prevenção de parasitas

As pulgas são os parasitas externos mais comuns em cães. Elas podem levar à irritação da pele, perda de pelos, pontos quentes no corpo e infecção. Pulgas também podem introduzir outros parasitas.

A prevenção durante todo o ano é fundamental. É necessário fazer controle regular de pulgas, carrapatos e parasitas intestinais. É sempre bom conversar com o médico veterinário. Nunca automedique seu pet.

como-cuidar-de-seu-cachorro
Trate seu pet contra pulgas e carrapatos

2- Peso saudável

Muitos cães e gatos estão com sobrepeso ou obesos. Assim como as pessoas, a obesidade em animais de estimação vem com riscos para a saúde, que incluem diabetes, artrite e câncer.

Superalimentação é a principal causa da obesidade. Manter os animais de estimação no peso correto pode acrescentar anos a sua vida de seu pet que precisa de muito menos calorias do que você pensa.  Um cão de pequeno porte que não realiza muita atividade física precisa consumir de 185 a 370 kcal, em média, por dia. Já um cachorro de grande porte, entre 1.000 e 2.000 kcal. Converse com seu veterinário, que pode fazer sugestões de alimentação com base na idade, peso e estilo de vida de seu pet.

racao-para-caes

Na Agroline você encontra tudo que precisa para seu pet: cães e gatos.

3- Dê banho no seu pet

Você pode dá banho no seu pet em casa mesmo. A recomendação para cães é que tomem banho quinzenalmente. A menos que seu cachorro seja daqueles que passeiam muito nas ruas. Daí, uma vez por semana. Já os felinos, uma vez a cada 30 dias é suficiente. O primeiro banho  pode ser dado no segundo mês após o nascimento e com as vacinações em dia.

shampoo-para-cachorro
Veja também: Conheça a linha de produtos Procão Agroline

4- Exames regulares são vitais

Assim como você, seu animal de estimação pode ter uma doença cardíaca, desenvolver artrite ou ter uma dor de dente. A melhor maneira de evitar estes problemas é leva-lo ao veterinário todos os anos. Os exames regulares são muito importantes para manter os animais saudáveis. As visitas devem ter como foco também nutrição e controle de peso, bem como vacinas recomendadas, controle de parasitas, exames odontológicos e de saúde. Os suplementos podems ser importantes no tratamento de anemias e disfunções da alimentação.

suplementos-para-caes
Os suplementos podem auxiliar na saúde de seu pet

5- Manter a vacina em dia

Para uma ótima saúde, animais de estimação precisam de vacinações regulares contra os males comuns, como a raiva, cinomose, leucemia felina e hepatite canina.

Quantas vezes o seu cão ou gato deve ser imunizado depende da idade, estilo de vida, saúde e riscos. Fale com o seu veterinário sobre as vacinas apropriadas.

Na Agroline você encontra tudo que precisa para seu pet: cães e gatos.

6- Forneça um ambiente saudável e com atividades

Um ambiente saudável é muito importante para a saúde a longo prazo e bem-estar do seu cão e amigo felino.

Animais de estimação precisam de estimulação mental como caminhadas diárias e brinquedos. Isso significa que passar tempo com seu pet mantém os músculos de seu animal em dia, evita o tédio e ainda fortalece o vínculo entre vocês.

7- Animais de estimação precisam de cuidados dentários

Assim como você, seu animal de estimação pode sofrer de doença das gengivas, perda e dor de dente. A escovação regular e limpezas orais ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis.

A doença dental é uma das doenças evitáveis mais comuns em animais de estimação, mas muitas pessoas não dão muita importância a isso.

Estima-se que 80% dos cães e 70% dos gatos mostram sinais de doença dentária por três anos de idade, levando a abscessos, dentes soltos e dor crônica. Além das limpezas regulares feita por seu veterinário, a doença periodontal pode ser evitada pelo tratamento adequado. Os cuidados devem incluir escovação e enxaguatórios bucais.

Na Agroline você encontra tudo que precisa para seu pet: cães e gatos.

8- Dê a seu pet os medicamentos adequados

Ao primeiro sinal de algum problema, visite o médico veterinário. Ele indicará a medicação correta para solucionar o problema. Além dos remédios tradicionais, há também os remédios homeopáticos, mas é importante nunca auto medicar seu animal de estimação.

Não use remédios feitos para humanos, eles podem matar seu pet. Antidepressivos, descongestionantes, relaxantes musculares e acetaminofeno são apenas alguns dos medicamentos de uso humano que apresentam riscos para a saúde dos animais de estimação. Eles podem causar danos nos rins, convulsões e parada cardíaca em um cão ou gato.

medicamentos-para-pets-cachorros-e-gatos
Procure o veterinário antes de medicar seu pet

9- Proteja seu animal quando estiver com ele no carro

Se você usa cinto de segurança quando está no carro, por que seu pet não deve usar?  De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido levar animais em partes externas do veículo ou dirigir com animais a sua esquerda, entre os braços ou pernas. Os pets soltos no carro são uma distração para o condutor e podem colocar motorista e animal em risco de lesão grave.  Para manter animais de estimação seguros em trânsito:

– Nunca permita que seu pet viaje no banco da frente, pois corre sérios riscos de ferimentos graves ou morte

– Não deixe que os cães andem com a cabeça para fora da janela. Isso os coloca em risco de serem jogados para fora do veículo em caso de acidente

– Para manter animais de estimação seguros, coloque-os dentro de uma caixa de transporte, uma cadeira própria para cães ou use um cinto de segurança para cachorros, um acessório bem útil para manter o animal mais protegido no banco de trás.

zee-dog

Veja também: Coleira Kiltilix: solução para infestações de carrapatos em cachorros

Veja também: Seis alimentos perigosos para cachorros