A maioria dos proprietários de cavalos quer deixá-los com uma cauda longa, saudável e bonita, mas isso requer alguns cuidados. Confira algumas técnicas que ajudarão nesta tarefa:

1- Cauda e crina saudável vem de uma alimentação adequada com proteínas, aminoácidos e vitaminas. Portanto, a alimentação deve ser equilibrada e balanceada.

2- Use apenas escovas apropriadas para crinas e caudas com dentes largos. Antes de começar penteio os fios com os dedos das mãos para desfazer os nós maiores.

Escova nogueira para crina de cavalo
Escova para crina da Nogueira

3- Não escove a cauda do seu cavalo todos os dias. A escova diária fará com que a cauda fique cada vez mais fina e caia.  O segredo é não perder os fios! Eles demoram a crescer.

4-  Verifique se seu cavalo está esfregando a cauda. Pode ser alguma reação cutânea causada por insetos. Proteja seu cavalo usando repelentes. Borrife a solução em todo o corpo do animal, evitando apenas a região da cara. Aproveite e consulte o seu veterinário.

5- A melhor maneira de fazer com que seu cavalo não esfregue a cauda é mantê-lo limpo e hidratado. Se a cauda está suja ou a pele está seca, ele vai esfregar para aliviar a coceira, causada por ambos.

6- Use shampoo para limpar a cada e restaurar a umidade do cabelo e pele ao mesmo tempo. Depois de lavar, aplique uma pequena quantidade de condicionador ao longo da cauda. O condicionador, além de remover o acúmulo de resíduos causados por minerais e produtos químicos, penetra abaixo da superfície para hidratar.

shampoo para cavalo
Shampoo Neutro Winner Horse proporciona uma pelagem macia e brilhante
creme condicionador para cavalo
Condicionador Winner Horse promove a maleabilidade e desembarace aos fios

6- Trançar pode ajudar a cauda a crescer longa e grossa, impedindo emaranhados e quebra, mas isso não funciona com todos os cavalos. Alguns se dão bem com tranças, outros simplesmente a destruirão. O ideal é trançar a crina e cauda, deixá-los por um dia ou dois, tirar todas as tranças e condicionar. Em seguida, retrance.