Velactis-Ceva-Blog

SECAGEM 

É um manejo importantíssimo, pois marca o início do período seco. Durante o período seco as alterações fisiológicas que ocorrem na glândula mamária impactarão profundamente a próxima lactação. Parte significativa de novas infecções adquiridas no período seco continua na lactação seguinte, além do que, o vazamento de leite após a última ordenha aumenta a suscetibilidade a novas infecções intramamárias. Como se não bastasse isso tudo, após a última ordenha o aumento excessivo da pressão do úbere causa dor e extremo desconforto, e já sabemos que bem-estar tem correlação com produtividade.

Objetivos da secagem

  • Melhorar o manejo reduzindo rapidamente a produção de leite;
  • Otimizar a saúde do úbere para evitar o risco de novas infecções;
  • Garantir o bem estar da vaca reduzindo a dor e o desconforto causado pelo acúmulo de leite no úbere.

O que é Velactis. Velactis-CEVA

Velactis é um facilitador de secagem, desenvolvido pela Ceva. Contém um derivado do ergot, a cabergolina, que é um potente agonista da dopamina nos receptores D2. Ele facilita o processo de secagem, quando utilizado junto com a interrupção brusca da ordenha. Isso tem efeito positivo no manejo, na saúde do úbere e no bem-estar da vaca.

Durante a ordenha, a lactação é estimulada pela prolactina, que é secretada pelas células lactotróficas da glândula pituitária no cérebro. No momento da secagem, a prolactina continua sendo produzida por certo tempo, então o leite continua se acumulando aumentando a pressão no úbere, causando dor e provocando vazamento de leite. Com isso a porta de entrada ao canal do teto permanece aberta aumentando as chances de novas infecções intramamárias.

Ao aplicar Velactis após a última ordenha, a cabergolina inibe a secreção da prolactina causando rápida diminuição na produção de leite facilitando todo o manejo e processo de secagem.

Uma única aplicação intramuscular de 5 mL após a última ordenha possibilita:

  • Rápida redução na produção de leite, permitindo a secagem abrupta sem os malefícios desse manejo antes da existência dessa tecnologia;
  • Permite que se mantenha a mesma nutrição até o momento da secagem, não sendo necessária a restrição alimentar;
  • Diminui o aumento do volume (ingurgitamento) e da pressão do úbere, diminuindo a dor e melhorando o bem estar da vaca;
  • Diminui o vazamento de leite após a secagem permitindo a formação natural do tampão de queratina;
  • Diminui a taxa de novas infecções intramamárias responsáveis pelas mastites que ocorrem no início da próxima lactação;
  • Possibilita o produtor ou técnico definir a duração do período seco de acordo com o manejo da propriedade;
  • Melhora o manejo, a saúde do úbere e o bem-estar da vaca.

Os três eixos da secagem e de atuação de Velactis.

Comparação visual entre vacas tratadas e não tratadas com Velactis na secagem.

tetas_reference

testas-2_reference

Período de carência

Velactis deve ser utilizado apenas na secagem. Os períodos de carência para abate e leite são:

  • Abate: O abate dos animais tratados somente deve ser realizado 23 dias após a última aplicação.
  • Leite: carência zero.

A utilização do produto em condições diferentes das indicadas pode causar a presença de resíduos do produto acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo humano.

Velactis é um produto da Ceva, e uma novidade no mercado veterinário e você encontra exclusivamente no site da Agroline, enviamos para todo Brasil. Clique aqui para comprar o Velactis.