Em fins de semana, feriados ou período de férias, os aventureiros sabem que para o camping só precisa de uma oportunidade!  No entanto, não há nada pior do que sair para acampar e descobrir que faltaram algumas coisas muito úteis. Antes do passeio, faça sempre um checklist do básico. Pense em quantos dias ficará e em como estará a temperatura para não passar apertos.  Atente-se também para não levar coisas desnecessárias, pois elas serão um incômodo.

Dicas para camping

Local:

Para os aventureiros de primeira viagem essa é uma questão muito importante.  Procure saber qual é a estrutura do camping, se tem banheiros, cozinha ou restaurante próximo. Se for sua primeira vez, opte por lugares que não sejam tão afastados, assim, é mais fácil voltar caso algo dê errado ou até mesmo para buscar ou procurar algo que ficou faltando na última hora.

Ao chegar, atenção ao local escolhido para montar a barraca. Procure um lugar na sombra, de preferência plano e próximo de alguma árvore. Fuja dos formigueiros.

Temperatura:

Verifique a previsão do tempo pra se preparar para o sol, chuva ou frio. De acordo com o clima separe roupas apropriadas, inclusive ededrons, em casos de muito frio.

Acomodações:

A primeira coisa que se vem em mente quando pensamos em acampamento é a barraca. Há barracas de todos os tipos. Das mais simples e individuais até as mais sofisticadas. Procure saber se são de qualidade e impermeáveis.

camping

Dica: Se você nunca acampou, uma boa dica é experimentar antes, ler os manuais e tentar montá-la em casa, para não passar dificuldades depois.  Na hora de montar, prenda todos os pontos de fixação, coloque todos os esticadores e todos os espeques.

Alimentação:

Se alimentar é muito importante no camping, principalmente quando envolve várias atividades físicas, afinal, ninguém quer passar fome quando estiver no meio de uma trilha. Uma opção prática para o camping é usar um fogareiro para preparar as refeições.

camping-2

Dica: Não esqueça de colocar fósforo, isqueiro e cartucho de gás na lista de coisas para levar!

Alguns cuidados:

  • Não se esqueça de fechar bem a barraca durante a noite para que insetos ou outros animais não o incomodem.
  • Mantenha documentos pessoais sempre à mão e de preferência em lugares seguros.
  • Não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros e medicamentos de rotina.

O que não pode faltar no seu camping?

Para ter certeza que não esqueceu de nada, faça uma listinha de itens importantes e confira antes de sair de casa. Nós separamos algumas coisas que não devem faltar:

Saco de dormir ou colchão inflável: É indispensável para ter uma noite de sono confortável.

– Cantil com água: É importante manter-se hidratado. Ter um cantil cheio com água fresca pode ser um alívio depois de uma longa trilha.

– Canivete: Nunca se sabe quando pode precisar, então é bom sempre ter a mão.

– Lanterna: Indispensável para as noites no acampamento, as lanternas podem ser à pilhas ou recarregáveis.

– Barraca: Escolha a barraca levando em conta a quantidade de pessoas.

– Repelentes: Os mosquitos são um incômodo, principalmente durante a noite.

– Sacos de lixo: Recolha todo o seu lixo para que outras pessoas possam usufruir da natureza assim como você.

– Itens de higiene: Desodorante, sabonete, lenços e até papel higiênico, é sempre bom ter a mão.

– Protetor solar

– kit de primeiros socorros

– Documentos

Veja também: Linha de lazer Nautika | Agroline