Um dos cuidados mais importantes na hora de ter um pet em casa é com sua alimentação. Muita gente pensa que um cão ser gordo é sinal de ter saúde, mas isso não é verdade. É muito comum chegar ao caso de se tornar um cachorro obeso. A obesidade pode causar sérios danos ao animal.

A obesidade canina está relacionada com a quantidade de gordura no animal, e não ao seu peso em si. Um animal de grande porte ou com grande massa muscular, por exemplo, pode ser muito mais pesado e não apresentar um quadro de obesidade.  O cachorro obeso é aquele que possui um acúmulo na camada adiposa, que pode inclusive deformar o corpo do animal.

Existem vários fatores que influenciam a obesidade canina, como o porte, raça, genética e hábitos. Muitas vezes os animais domésticos desenvolvem a obesidade em decorrência da própria relação com o dono.

Seu dog está gordo? Saiba o que fazer com um cachorro obeso

Alimentação

cachorro-obeso-2

A principal causa da obesidade é a superalimentação. É comum pensar que quanto mais comida você oferecer para o cachorro, mais forte e saudável ele vai ficar. Mas isso é um grande erro. Os animais precisam de uma alimentação balanceada, com os nutrientes certos para suprir suas necessidades. O ideal é oferecer a ração correta, e nas quantidades especificadas pelos fabricantes, e não simplesmente aumentar a porção.

Outro fator importante na alimentação é saber os horários certos e a porção para cada refeição. Não adianta colocar uma porção a mais para que não precise alimentá-lo mais de uma vez por dia. Se você colocar muita ração de uma vez só, nem sempre ele vai esperar para comer mais tarde.

Existem rações específicas para cada fase, porte e raça do seu cachorro. Para que ele não se torne um cachorro obeso, escolha a ração certa.

ração para cachorro obeso

raçao da premier pet cachorroobeso

 

 

 

 

 

 

 

Confira a linha de rações disponíveis no site da Agroline

Além da alimentação, ainda tem os petiscos. Durante o treinamento do animal é indicado oferecer biscoitinhos, lanchinhos e petiscos quando o animal realizar a atividade corretamente. Tome muito cuidado quando for dar os agrados para que ele não coma demais.

Tchau preguiça

cachorro com preguiça
Animais sedentários, que dormem muito e não realizam nenhuma atividade física também são mais propensos a se tornarem um cachorro obeso. Isso pode ser uma característica da personalidade do animal. algumas raças são mesmo mais preguiçosas, mas mesmo assim é preciso incentivá-lo a gastar a sua energia.

É por isso que alguns animais de porte pequeno, os preferidos dos donos que moram em apartamentos, tem mais tendência à obesidade, pois tem menos espaço para se movimentarem. Preste atenção nos hábitos do seu cãozinho.

Hora do exercício

cachorro-obeso
Para garantir que seu animal tenha um estilo de vida saudável e ativo é preciso sempre tirar um tempo para exercitá-lo. Os cães precisam gastar sua energia, não só para perder gordura, mas também para diminuir a agitação, isso melhora sua qualidade de vida, sono e disposição.

Você pode levá-lo para passear, andar no parque, correr em algum espaço aberto. Também pode brincar com freesbe, bolinhas e mordedores. Não faltam opções na hora de exercitar seu cãozinho.

Há também quem opte pela prática de natação e treinamentos. Nesses casos, procure um veterinário ou um adestrador de confiança para indicar as melhores atividades para o seu cão.

Raças com pré-disposição

cão obeso

Na hora de escolher a raça quando for comprar ou adotar, é importante já ter em mente as características de sua personalidade. Cães que comem muito, tem muita energia, algum problema que os impeçam de se exercitar ou simplesmente são mais preguiçosos, precisam de cuidados especiais.

Cães como o Beagle, o Cocker e o Dachshund tendem a ser muito comilões. É importante nesse caso balancear a alimentação e cuidar para que eles não roubem comida do saco de ração ou fiquem atrás de migalhas e restos de comida.

Os animais de grande porte como o Labrador e o Pastor Alemão, além de comerem bastante, são muito enérgicos. Eles precisam de espaço para descarregar suas energias. Leve-os sempre para longas caminhadas.

O Pug e o Boxer tem uma tendência à obesidade relacionada com problemas de saúde. O Pug possui o focinho encurtado e por isso desenvolve problemas respiratórios, e por isso não podem realizar atividades físicas por um período mito longo, nesse caso é importante então manter uma alimentação bem equilibrada. Já o Boxer pode se tornar um cachorro obeso em decorrência do hipertiroidismo, disfunção comum nessa raça.

Já o Shih Tzu é uma das raças que não é ágil, são naturalmente mais preguiçosos. Eles preferem ficar em casa, deitados, são animais de colo. Dificilmente eles vão estar dispostos a trocar seu sofá por uma longa caminhada. Por isso também

Outros fatores

Além da alimentação e sedentarismo, existem outros fatores que influenciam na obesidade canina. Problemas hormonais atingem grande parte dos cães e fazem com que o animal engorde. Fatores psicológicos como estresse e carência também podem fazer com que o animal coma mais.

A castração também é um fator que pode fazer com que os cães comam mais e se tornem obesos. Nas fêmeas ainda é preciso mais atenção pois as alterações hormonais podem causar a Síndrome de Cushing que causa, entre outros sintomas, a dilatação abdominal.

Consequências

O cachorro obeso sofre vários riscos, tanto em cirurgias como também ficam mais suscetíveis à algumas doenças.

Nas cirurgias, o cachorro obeso precisa de mais anestesia que um animal com o peso normal. Além disso, se ele precisar fazer algum procedimento interno, a camada de gordura pode cobrir alguns órgãos, e assim a visibilidade durante o atendimento fica prejudicado, aumentando os riscos de qualquer cirurgia.

Os cães com obesidade também tem tendência a doenças como diabete, problemas gastrointestinais, cardíacos e respiratórios, desenvolvimento de tumores e agravamento de doenças na articulação, além de terem falhas no sistema imunológico, facilitando o contágio de doenças virais.

Se você tem um cão obeso, procure um veterinário constantemente para cuidar da saúde do seu pet.
Veja também: Castração em cães e gatos