Você sabe como cuidar do seu cachorro no verão? Quando chega a estação mais quente do ano, muitas coisas mudam na nossa rotina. Passamos mais protetor solar, nos hidratamos mais e até mudamos a alimentação, mas muitas vezes esquecemos que os nossos animais de estimação também precisam de cuidados diferenciados.

Muitos cães sofrem com o calor excessivo, o que pode ocasionar casos de stresses e até algumas doenças.  Nós separamos algumas dicas de cuidados especiais que você deve ter com seu cachorro no verão.

8 dicas para cuidar melhor do seu cachorro no verão

1- Tosa

cachorro-no-verão-5

O pelo é a principal proteção dos animais durante o frio. Muitas raças de cães são originárias de países com temperaturas muito baixas, por isso, nas estações quentes eles sofrem com o calor de duas pelagens. Uma boa aparada nos pelos podem fazer com que a temperatura do corpo do seu cão se equilibre. Além disso, no verão os cães, se sujam e se molham mais, por isso a tosa também é uma forma de facilitar os cuidados com a higiene do seu pet.

2- Banho

Nada melhor que um banho refrescante para aliviar o calor. Não deixe seu cão por muito tempo sem tomar banho. Uma boa água fresca ajuda a diminuir a temperatura do corpo, além de limpar o pelo do animal, ajudando a eliminar possíveis parasitas que aproveitam o clima quente e úmido para se proliferarem.

Cachorro no verão

Dê preferência para os shampoos antibacteriano

3- Um lugar na sombra

Os cães gostam de estar livres para poder correr e brincar, mas nessa época do ano, eles preferem descansar do calor. Então certifique-se de que ele tem algum lugar com sombra. Se seu cachorro fica solto no quintal, é muito importante ter alguma varanda ou árvore para que ele possa se abrigar do sol.

4- Água fresca!

cachorro-no-verão3

É muito importante manter o seu cachorro bem hidratado. Nessa época do ano os cães bebem muito mais água do que o normal. Deixe sempre água fresca disponível. Inclua mais bebedouros pela casa. Se seu cão fica solto no quintal, certifique-se de que a água dele está protegida do sol. Você pode até colocar alguns cubos de gelo na água, eles gostam!

5- Cuidado com os parasitas!

Pulgas e carrapatos atacam os cachorros no verão! Essa é a época em que as infestações de parasitas aumentam, por isso redobre a atenção com os medicamentos para proteger seu cão. Lembre-se que é necessário trocar regularmente as coleiras anti-pulgas, talvez agora seja o melhor momento para isso! Procure um veterinário para te indicar as melhores opções.

cachorro no verão

Troque suas coleiras regularmente. Vem ver no site da Agroline.

6- Chão quente

Levar o seu cachorro para passear parece uma ótima ideia para aproveitar as férias, mas na verdade é melhor evitar! Isso por que as patinhas dos animais são muito sensíveis ao calor. Imagine só, correr descalço em uma areia muito quente. É assim que os cães se sentem ao andar com as patas nas calçadas e no asfalto quente. Então, evite! Se for preciso levar seu cachorro para fazer as necessidades dele, prefira sair de manhã ou no começo da noite, e sempre toque o chão com as suas mãos para ver se não está muito quente.

7- Dieta: projeto verão

É comum que a alimentação do cachorro no verão mude. Isso acontece pois a digestão gera muito calor. Além disso, com as altas temperaturas o animal acaba brincando e correndo menos, e gasta menos energia Então, nessa época os cães acabam comendo menos. Não o force a comer mais do que ele realmente precisa. Para facilitar a alimentação do seu cão no calor, você pode mudar a rotina, oferecendo a ração em horários mais frescos do dia. Outra dica é incluir as rações úmidas na dieta.

cachorro no verão

Os patês e rações úmidas são ótimas opções no verão. 

8- Nada de sorvete

Nós adoramos nos refrescar tomando um delicioso sorvete. Mas isso não é bom para os cães. Evite dar doces para seus animais, principalmente chocolate, pois pode fazer muito mal para o seu cachorro. Ao invés de sorvete você pode fazer um “picolé de ração”, basta congelar a ração umedecida.

Agora que já sabe como proteger seu cachorro do calor, vocês podem curtir o verão juntos! O maior cuidado que devemos ter com os animais de estimação é dar sempre muito carinho.