Carrapatos são parasitas incômodos que podem causar uma série de problemas no seu animal de estimação.  É importante ficar alerta, pois nem sempre são identificados com facilidade. Esteja atendo a estes sinais:

1- De olho na sua casa

Se você se deparar com um carrapato em sua cama, tapetes ou no chão verifique seu cão e faça um exame mais atento.

2- Seu cão tem febre

Após a picada de um carrapato, seu cão pode exibir sinais de febre leve ou alta. Isso pode durar apenas 24 horas ou continuar por dias ou semanas. Sinais de febre incluem fraqueza, perda de apetite e calafrios.

3- Coceiras na pele

O carrapato pode causar muita coceira. Se você verificar este comportamento ou encontrar crostas no corpo do seu cão, certifique-se de realizar um exame mais atento.

4- Agitação da cabeça

Se você notar seu cão balançar constantemente a cabeça, o carrapato pode estar em seu canal auditivo. Carrapatos gostam de se esconder em lugares quentes e úmidos e vão rastejar até as orelhas, entre os dedos, na virilha e axila de seu cão.

5-Paralisia

A picada do carrapato pode causar paralisia em seu cão, geralmente nas patas traseiras. Se ele começar a puxar as patas, procure o veterinário.

Como acabar com carrapatos?

Os carrapatos não devem ser arrancados um por um porque o ferrão pode ficar preso em seu cachorro causando uma futura infecção. Você pode dar banhos carrapaticidas a cada 15 dias, mas não é aconselhável fazer esses banhos em casa por conta do produto utilizado, que contém veneno. O ideal é levar seu cachorro a um profissional.

Se seu cão tem pelo longo, é indicado tosar no verão, período em que aumenta a incidência de carrapatos. O ideal é usar produtos adequados como álcool que fazem com que eles se soltem naturalmente. Depois, retire os carrapatos com uma pinça.

Os produtos usados para acabar com carrapatos podem ser:

Sprays:

spray-contra-carrapatos
Atua diretamente contra os carrapatos. Eles podem ser usados com segurança em todo o corpo de filhotes de cachorros e gatos a partir de 2 dias de vida e fêmeas prenhes. O spray age no sistema nervoso dos carrapatos matando-os imediatamente após o contato. A proteção dura cerca de um mês. É indicado para qualquer tipo de cachorro.

Após a aplicação do spray o ideal é esperar 5 dias para dar banho no animal.

Sempre que for sair para passear com seu cão, o ideal é passar o spray para evitar que seja alvo de carrapatos.

Coleiras:

coleita-contra-carrapato

Ação imediata de alta eficácia protege contra carrapatos e pulgas. Ao colocar, dê um espaço de dois dedos entre a coleira e o pescoço do animal.

A coleira libera aos poucos um princípio ativo na pele do cão protegendo-o dos parasitas.

Se você tiver mais de um cão ou crianças é necessário ter atenção ao uso da coleira porque elas podem causar intoxicações.

Comprimidos:

comprimidos-para-carrapatos
A ação dos comprimidos é de longa duração, por até 3 meses.  Tem eficácia imediata. Não são recomendados continuamente, pois podem prejudicar o fígado do animal. Consulte sempre o médico veterinário.

Após cuidar do cachorro é necessário cuidar também do ambiente dedetizando e lavando para que o cão não se contamine novamente. Se tiver grama em sua casa, dedetize uma vez por mês.