A identificação de pragas e doenças com rapidez é um diferencial para o produtor. Para auxiliar nesta tarefa, o Aplicativo Adama Alvo identifica pragas, doenças e plantas daninhas das culturas da soja, trigo, milho, algodão, cana-de-açúcar e café. A ferramenta desenvolvida pela Adama (leia-se Adamá) possui um extenso banco de dados com aproximadamente 540 imagens de 134 alvos como plantas daninhas, doenças e pragas. Além disso, os usuários podem acessar informações sobre ciclo de vida, nomes populares e científicos, potencial de danos e os produtos registrados para o problema identificado.

Tela Adama Alvo def

Caso as informações e fotos disponíveis não sejam suficientes para detectar o problema, o usuário pode enviar dúvidas e fotos para a equipe da Adama. Os profissionais estão aptos a identificar as pragas e a responder as dúvidas.

O aplicativo gratuito está disponível para iOS e Android e, uma vez instalado, não necessita de conexão com a internet para operar no campo. A internet só é necessária para acessar a previsão do tempo e enviar dúvidas para a equipe técnica da Adama. O público que acessa a ferramenta no Brasil é composto majoritariamente por produtores agrícolas, consultores e estudantes de Agronomia.

Tela inicial do aplicativo Adama Alvo

“As perdas do agronegócio brasileiro com as pragas na lavoura podem chegar a R$ 55 bilhões por ano. Hoje, falamos na ‘agricultura de informação’, em que o produtor precisa cada vez mais de dados de qualidade para que ele tome as melhores decisões em sua lavoura”, avalia Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama Brasil.

Outros serviços para ajudar o produtor rural

Além do ADAMA Alvo, a companhia disponibiliza outros serviços agrodigitais.  Confira:

Adama Clima – fornece diretamente para o celular ou computador a previsão climática  de sua propriedade. Ele também e faz o armazenamento de dados históricos de precipitação e temperatura.

Adama Wings – é um serviço de captura de imagens de alta definição. É  feito por meio de veículos aéreos não tripulados (VANTs), que identificam falhas de plantio e matocompetição.

Adama Monitor – um sistema de armadilhas equipadas com câmeras, para o monitoramento remoto de pragas em pomares de maçã.

Você pode baixar o ADAMA Alvo para iOS clicando aqui e para Android aqui.

Com informações de assessoria de imprensa

Fotos: Adama Alvo