A anestesia veterinária é parte do procedimento das cirurgias bovinas. Essas cirurgias são comuns para manter a saúde do gado. Vão de procedimentos simples até intervenções mais sérias de alto risco. Os tratamentos mais realizados são de descorna, castração, enucleação, cesariana, e laparotomia exploratória.

Seja qual for a cirurgia, o animal não deve ser exposto ao sofrimento. Por isso a anestesia veterinária é indispensável. Pode-se realizar a sedação do animal ou a aplicação de anestesia local, dependendo da situação específica, à critério do veterinário.

Quais são os produtos indicados para anestesia veterinária?

Os anestésicos locais são indicados para sanar a dor em uma determinada região. Eles bloqueiam a condução nervosa na área em que são aplicados. O efeito é reversível, dessa maneira não causa nenhum dano nervoso ao animal.

A lidocaína é a substância mais comum no uso de anestesia local. Ela é a responsável por “inibir” a dor. Essa substância bloqueia os canais de sódio, que faz com que a condução de impulsos nervosos seja bloqueada.

Já a Epinefrina, outro componente das anestesias veterinárias, é um vasoconstritor. Ela atua nos vasos sanguíneos da região anestesiada e impede a absorção da lidocaína, dessa forma prolongando o efeito do anestésico.

Qual anestésico usar?

O tipo de anestésico vai depender da indicação do seu veterinário. Na Agroline você encontra várias opções:

Anestex 50ml

anestésico veterinário

Anestésico L – Pearson 50ml

anestésico veterinário

Anestésico Bravet 50ml

 width=

Como usar?

A anestesia veterinária é aplicada de forma injetável, subcutânea ou epidural. A dose varia conforme o procedimento, sendo indicado, para os animais de grande porte o uso de 5 à 10 ml. Leia a bula e procure um profissional veterinário.

A aplicação deve ser feita sempre com agulhas e seringas descartáveis ou esterilizadas. O local da aplicação deve ser desinfetado antes, para evitar qualquer tipo de complicação. O efeito pode variar de 60 à 120 minutos.